Data para o regresso do futebol em Itália? Depende da curva de contágios
Os clubes retomaram os treinos individuais a 4 de maio, enquanto aguardam pela autorização do governo para recomeçar o trabalho coletivo
Corpo do artigo
A Serie A, suspensa desde março devido à pandemia, poderá ser retomada a 14 de junho, caso a curva epidemiológica no país continue a descer.
"Todos esperamos que o futebol possa ser retomado o quanto antes, mas, neste momento, ainda não temos total segurança para o fazer, como já referiu o primeiro-ministro. Se a curva de contágios continuar a baixar, como desejamos, então, sim, será possível apontar 14 de junho como a data para recomeçar a Serie A", afirmou o ministro transalpino do Desporto. Vincenzo Spadadora à agência de notícias Italpress.
De resto, Spadafora referiu que a retoma do campeonato italiano terá de ser feita "de forma gradual, atuando com cuidado e responsabilidade".
Na segunda-feira, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou que a Serie A, tal como a Taça de Itália, vão continuar suspensas até 14 de junho, depois de o governo italiano ter prolongado a proibição da realização de eventos desportivos no país até 14 de junho.
Entretanto, os clubes retomaram os treinos individuais em 4 de maio, enquanto aguardam pela autorização do governo para recomeçar o trabalho coletivo, que estava agendado para esta segunda-feira, mas acabou por ser adiado, uma vez que os clubes da Serie A não concordaram com algumas das medidas que constavam do protocolo sanitário elaborado pela Comissão Técnico-Científica.
12187558
Um desses pontos está relacionado com a obrigação de todos os membros de uma equipa serem colocados em quarentena, caso um elemento do plantel seja diagnosticado com covid-19.
"Um caso positivo entre os jogadores poderia prejudicar a saúde de todos, incluindo funcionários do clube. Não é uma questão meramente desportiva. Compreendo que uma nova paragem poderia prejudicar bastante o desenrolar da competição. Por isso mesmo, estamos a estudar todas as possibilidades. O objetivo não é apenas recomeçar a competição, mas também que não seja cancelada", vincou Spadafora.
A Liga italiana foi interrompida em 09 de março, quando estavam decorridas 26 jornadas, devido à crise de saúde pública motivada pela pandemia de covid-19, que já matou 32.007 pessoas entre mais de 226 mil casos de infeção em Itália.