Futura competição, cujo vencedor se qualifica para a Liga Europa, compõe-se por fase de grupos, sistema eliminatório e será disputada às quintas-feiras. Primeira final na Albânia
Corpo do artigo
A UEFA, organismo que gere o futebol europeu, divulgou, esta segunda-feira, o modo de funcionamento da recém-criada Liga Conferência Europa, cujas pré-eliminatórias da primeira edição (2021/22) vão ser disputadas por Paços de Ferreira e Santa Clara.
Ao longo da próxima época desportiva, um total de 184 equipas, pelo menos uma de cada uma das 55 associações europeias e 46 das quais oriundas da Liga dos Campeões e da Liga Europa, vão estar envolvidas em jogos da nova competição.
As formações concorrentes, entre elas duas portuguesas, necessitarão todas de disputar o acesso à fase de grupos. Essa etapa será composta por oito certames de quatro equipas cada. Os vencedores de cada grupo apuram-se, então, para os "oitavos".
Para acompanhar os líderes nessa fase eliminatória, os segundos classificados vão ter de disputar um play-off, no qual vão encontrar adversários oriundos da Liga Europa, nomeadamente os terceiros classificados de cada grupo dessa prova.
A Liga Conferência Europa, de seguida, será realizada em moldes eliminatórios (oitavos, quartos e meias-finais), que servirá para apurar os dois finalistas da primeira edição, à semelhança da Liga dos Campeões da Liga Europa.
A decisão da prova ocorrerá a 25 de maio de 2022, em Tirana (Albânia) e o vencedor terá entrada direta na fase de grupos da Liga Europa na temporada seguinte. Os restantes jogos realizam-se às quintas-feiras.