"Estive como adjunto no Dragão, mas este ano o FC Porto parece-me mais forte..."
Sotiris Silaidopoulos, treinador do Rio Ave, encara duelo como o FC Porto como "grande teste" à equipa
Corpo do artigo
O treinador do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, considerou esta quinta-feira que o encontro de sexta-feira com o FC Porto, da sexta jornada, será "um grande teste" para a sua equipa, que ainda não venceu para a I Liga.
"Acho que vai ser um grande teste para nós em termos de caráter, de personalidade e de fé contra um adversário como o FC Porto. Cada jogo começa 0-0 e 11 contra 11, e queremos mostrar-nos da melhor forma", disse Silaidopoulos, em conferência de imprensa de antevisão à partida.
O técnico grego, que soma três empates e uma derrota nos quatro jogos disputados na I LIga, apontou ainda que, na época passada, já tinha enfrentado os "dragões" como adjunto do Olympiacos, mas que vê agora um adversário mais consistente
"No ano passado estive como adjunto no Dragão, mas este ano o FC Porto parece-me mais forte. Em casa somos fortes e podemos competir com qualquer adversário. Com o apoio dos adeptos, acredito que será um jogo para testar várias coisas", explicou.
Silaidopoulos destacou também a forma como os jogadores reagiram após a derrota com o Moreirense (3-1), na última jornada, no primeiro desaire da época, acreditando numa boa resposta neste jogo
"O mais importante é que a equipa assuma responsabilidades dentro do jogo, faça as coisas simples e esteja atenta aos detalhes. Muitas vezes é nesses pequenos momentos, como nas bolas paradas, que se decidem resultados, e nós precisamos de melhorar nesse aspeto", analisou.
Ao revisitar o jogo anterior, o treinador do conjunto dos Arcos reconheceu que o golo sofrido logo no arranque da segunda parte dificultou a reação, reconhecendo que que falta regularidade à equipa ao longo dos 90 minutos.
"Temos criado muitas oportunidades, estamos entre as equipas que mais finalizam na Liga. Mas para ganhar é preciso equilíbrio entre atacar e defender. Sofremos nove golos em quatro jogos e isso não ajuda. Ainda assim, acredito que amanhã se vai ver uma face diferente", afirmou.
O técnico grego explicou que o Rio Ave deve procurar impor o seu plano de jogo neste duelo com os "dragões, tentando explorar as vulnerabilidades do adversário.
"Não é só parar o FC Porto, é também o que queremos contribuir para o jogo. Temos ferramentas para explorar espaços e aproveitar os momentos em que se abrem brechas entre linhas. É isso que vamos tentar pôr em prática dentro de campo", frisou.
Quanto aos reforços chegados no final do mercado, destacou que o processo de integração está em curso, assumindo que alguns poderão ter já espaço no onze inicial.
"Os novos jogadores estão connosco há cerca de uma semana, já conhecem melhor o nosso sistema e as nossas ideias. Alguns deles vão estar prontos para entrar no onze inicial e ajudar a equipa, o que é importante nesta fase", declarou.
Depois deste desafio com o FC Porto, o conjunto da foz do Ave defronta já na terça o Benfica, em jogo em atraso da 1.º jornada, e Silaidopoulos deixou elogios aos técnicos adversários.
"São dois treinadores de enorme qualidade. O mister [Francesco] Farioli tem mostrado qualidade e talento em ambientes exigentes como o Ajax e o Nice, e agora no FC Porto. Já o "mister" José Mourinho é um ícone do futebol mundial e todos nós olhamos para a sua carreira como um exemplo. Defrontar estes técnicos faz parte do crescimento e é uma experiência que quero aproveitar ao máximo", concluiu.
O Rio Ave, 15.º classificado com três pontos, recebe esta sexta-feira o FC Porto, líder do campeonato com 15, em encontro da 6.ª jornada da I Liga, marcado para sexta-feira às 20h15, com arbitragem de Anzhony Rodrigues, da Associação de Futebol da Madeira.