Ocupa agora a 47.ª posição
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de basquetebol escalou nove lugares, instalando-se no top-50, no 47.º posto, depois de ter atingido os oitavos de final do Campeonato da Europa, que terminou no domingo.
A 28 de março, Portugal seguia no 56.º lugar e, ao chegar à fase a eliminar da competição continental, deixou para trás na tabela Hungria, Cabo Verde, Tunísia, Bahamas, Bulgária, Nigéria, Países Baixos, Colômbia e Coreia do Sul.
A formação das quinas está, assim, na melhor classificação desde o final de 2012, quando ocupava o 44.º posto.
Os Estados Unidos, detentores do título olímpico, lideram a tabela, agora secundados pela Alemanha, que arrebatou o Eurobasket'2025 e subiu do terceiro para o segundo lugar, ultrapassando a Sérvia, agora terceira, após cair nos "oitavos".
França, Canadá, Austrália, Espanha, Argentina, Lituânia e Brasil completam o top 10, no qual entraram os brasileiros, por troca com a Letónia.
No Eurobasket'2025, Portugal chegou aos oitavos de final, nos quais foi eliminado pela campeã mundial em título Alemanha, que venceu por 85-58, num jogo que só liderava por um (52-51) ao fim de três períodos. Acabou por conquistar o título.
O conjunto comandado por Mário Gomes concluiu a prova na 15.ª posição, entre 24 equipas, com duas vitórias e seis derrotas.
A formação das "quinas" repetiu, assim, a classificação da estreia, em 1951, numa edição em que caiu na fase de grupos, "perdendo" apenas para o nono posto de 2007. Na última presença, em 2011, tinha sido 21.ª, com cinco derrotas em cinco jogos.
Em Riga, onde disputou toda a competição, Portugal bateu a Chéquia (62-50) a abrir e a Estónia (68-65) a fechar a fase de grupos, no jogo que selou os "oitavos", e, pelo meio, perdeu com Sérvia (69-80), Turquia (54-95) e Letónia (62-78).