José Fonte sobre o eixo da defesa de Portugal: "Estamos muito bem servidos"
Portugal é umas das seleções do Campeonato da Europa com uma média de idades mais velha, mas Fonte defende que é um dado "positivo e que favorece" a equipa das quinas, demonstrando também que os jogadores lusos sabem "cuidar-se e estão com ritmo".
Corpo do artigo
O defesa-central José Fonte disse que a seleção portuguesa está "muito bem servida" naquela zona do terreno, com três de raiz, para ajudar a defender o título de campeão no Euro'2020.
"O Rúben [Dias] está numa fase espetacular, como o Pepe, que fez uma época incrível. E, forçosamente, eu também fiz uma época muito boa. Depois, temos boas posições que o mister tomou. O Danilo, o Palhinha, que já fizeram essas posições. Estamos muito bem servidos", começou por dizer o central, de 37 anos, em conferência de imprensa.
Portugal é umas das seleções do Campeonato da Europa com uma média de idades mais velha, mas Fonte defende que é um dado "positivo e que favorece" a equipa das quinas, demonstrando também que os jogadores lusos sabem "cuidar-se e estão com ritmo".
Segundo José Fonte, o título europeu conquistado em França, em 2016, não acarreta "peso" para encarar a caminhada com vista à defesa do troféu, mas sim "responsabilidade".
"Peso não é. Responsabilidade temos sempre quando representamos o nosso país. As equipas, agora, veem Portugal com mais respeito, Portugal é uma das melhores equipas do mundo. Abordamos sempre os jogos para ganhar, ganhar, ganhar. Vamos continuar", observou.
Campeão francês ao serviço do Lille, juntamente com o colega de seleção A Renato Sanches, e os outros dois compatriotas, Tiago Djaló e Xeka, o experiente defesa não tem dúvidas de que a temporada 2020/21 foi uma das suas melhores.
"Foi, sem dúvida, um dos melhores [anos]. Fiz uma época do ponto de vista individual muito boa, que culminou num título que há muito perseguia", enalteceu.
O particular com Espanha, agendado para sexta-feira, em Madrid, é, para o defesa, um "teste para abordar sempre da melhor maneira possível".
Tendo em conta o regime livre definido pelo selecionador até dia 08 de junho, os atletas terão apenas a obrigação de se apresentar durante os treinos, na Cidade do Futebol, tendo total liberdade antes e depois dos trabalhos da seleção nacional.
Além do duelo com a Espanha, a seleção portuguesa tem agendado outro particular de preparação para o Euro'2020, diante de Israel, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em 09 de junho, véspera da partida para Budapeste, onde a equipa das quinas ficará concentrada durante a competição.