Fernando Santos e a derrota com a Suíça: "Ainda estávamos em modo campeão"
Selecionador nacional assumiu que jogos de apuramento são diferentes das fases finais e defendeu que o futebol da equipa deve continuar a funcionar em função de Cristiano Ronaldo
Corpo do artigo
A poucos dias de defrontar Andorra e Ilhas Faroé na fase de qualificação para o Mundial2018, Fernando Santos alertou que a seleção nacional "necessita rapidamente de deixar de estar em modo campeão da Europa" e que essa terá sido uma das razões que levou à derrota na Suíça (2-0), na estreia no grupo B.
"É muito diferente competir numa fase de apuramento do que numa fase final. Se calhar ainda estávamos todos um pouco em modo campeão da Europa e isso vai ter que deixar de acontecer. Isso é uma responsabilidade minha e tenho que conseguir que isso termine", frisou o selecionador nacional, acrescentando que Portugal encontrou no Euro2016 "a mentalidade certa para ter sucesso" e que não a pode esquecer, declarou em entrevista à revista FPF360, da Federação Portuguesa de Futebol.
Fernando Santos defendeu que a seleção portuguesa tem em Cristiano Ronaldo "o melhor jogador do mundo" e, por isso, deve continuar a projetar a sua forma de jogar em torno do avançado do Real Madrid.
"Seria muito estranho Portugal ter o melhor jogador do mundo e não planear a sua forma de jogar de acordo com o que eu penso que pode potenciar o Cristiano Ronaldo. As outras seleções fazem isso", defendeu.
No dia 29 de setembro, Fernando Santos divulga os convocados para os jogos com Andorra e Ilhas Faroé, da fase de qualificação para o Mundial2018, sendo esperado o regresso de Ronaldo, que falhou o arranque em Basileia, devido a lesão.
A seleção nacional defronta Andorra a 07 de outubro, em Aveiro, e as Ilhas Faroé a 10, em Tórshavn.