Sheffield Wednesday defronta Hull City na final do play-off: a subida à Premier vale um balúrdio...
Corpo do artigo
Carlos Carvalhal disputa hoje, frente ao Hull City, no mítico Estádio de Wembley, em Londres, a partida mais valiosa da sua carreira. Em jogo está a subida à Premier League pelo Sheffield Wednesday, que será "premiada" com um valor astronómico: 200 milhões de libras (cerca de 262 milhões de euros), fruto do acordo de direitos televisivos celebrado pela Premier League para o triénio 2016-2019.
Fora do escalão máximo do futebol inglês desde 2000, o histórico Sheffield Wednesday tem agora a melhor oportunidade desde essa altura para voltar ao topo - pelo meio, chegou a andar no terceiro escalão. Esta temporada, sob o comando de Carvalhal, os owls terminaram a fase regular do Championship em sexto lugar, o último que dava acesso aos play-offs. Aí, nas meias-finais, lograram eliminar o Brighton (2-0 e 1-1), que tinha sido terceiro na fase regular com 15 pontos de vantagem sobre o Sheffield. Agora, têm a oportunidade de fazer história.
"Sinto a equipa fresca como se estivesse no início da temporada. Estão prontos para desfrutar deste jogo", sublinhou ontem o treinador português, desvalorizando o favoritismo que tem sido atribuído ao Hull City: "Sabemos que o nosso adversário é muito forte, tem uma equipa de Premier League, mas temos 50 por cento de hipóteses. Os nossos adeptos [40 mil estarão nas bancadas de Wembley] criam um ambiente positivo, os jogadores estão bem fisicamente e sabem o que têm de fazer, por isso estamos otimistas."
À sétima jornada, lembrou Carvalhal, o Sheffield Wednesday ocupava apenas a 19.ª posição. "Nesse momento, provavelmente tínhamos 1% de hipóteses de ser promovidos. Mas mesmo nessa altura tínhamos 100% de fé e com o tempo alcançámos os play-offs", salientou o treinador luso, que do outro lado terá um verdadeiro "expert" em subidas: Steve Bruce já o conseguiu duas vezes com o Birmingham City e uma precisamente no Hull. Ainda assim, a fé dos adeptos do Wednesday mantém-se, e hoje o cântico "Carlos had a dream [Carlos tinha um sonho]" ecoará retumbante em Wembley.