Botafogo impedido pela FIFA de inscrever jogadores durante três janelas de mercado

Vítor Silva/ BFR
Falha no pagamento ao Atlanta United por Thiago Almada levou a FIFA a punir o Botafogo
Leia também De la Fuente aborda ataque e menciona Samu: "Estamos muito contentes"
A FIFA comunicou na noite de terça-feira que aplicou um "transferban" ao Botafogo válido por três janelas de mercado, ou seja, até ao mercado de janeiro de 2027. Em causa está a falha no pagamento ao Atlanta United pela contratação de Thiago Almada, em julho de 2024.
O clube da MLS levou o caso à FIFA e o Tribunal Arbitral do Desporto deu-lhe razão, em novembro, obrigando o Fogão a pagar 21 milhões de dólares (cerca de 17,9 milhões de euros) aos norte-americanos. Segundo a imprensa brasileira, este valor ainda não foi totalmente liquidado, sendo que apenas duas parcelas foram pagas até ao momento.
O Botafogo já emitiu um comunicado e que diz que, em junho de 2024, acordou com o Atlanta United que o pagamento seria feito em quatro tranches durante quatro anos. O emblema do estado da Geórgia alega, no entanto, que tudo tem de estar liquidado até 30 de junho de 2026.
"Em relação à recente sanção da FIFA sobre transferências de atletas, o Botafogo informa que, nas últimas semanas, manteve conversas construtivas com representantes do Atlanta United, da MLS, em busca de um acordo relacionado ao caso de Thiago Almada. As conversas foram pausadas devido ao fim do ano e serão retomadas em breve. O Botafogo espera ter o tema resolvido antes do início ou logo no começo da janela de transferências. O clube será muito ativo na contratação de jogadores em janeiro de 2026", lê-se na nota do clube do Rio de Janeiro.
O ex-FC Porto Martín Anselmi, recorde-se, assumiu recentemente o comando técnico do Botafogo.

