Diário "Bild" refere que mais de um terço das 425 pessoas suspeitas residem no país que foi palco de 70 jogos sob investigação.
Corpo do artigo
A Alemanha é o país europeu, segundo destaca a edição de hoje do diário "Bild", com maior número de pessoas envolvidas na rede de corrupção suspeita de ter viciado cerca de 380 jogos de futebol europeus, além de outros, tanto da Liga dos Campeões e da Liga Europa, como de qualificação para o Europeu e Mundial, entre outros. Mais de um terço dos 425 suspeitos, entre jogadores, dirigentes e árbitros, residem no país, assinala aquele jornal alemão, sendo que dos 380 jogos sob suspeita de manipulação de resultados entre 2008 e 2011 anunciados pela Europol há mais 300 a ser investigados, dos quais pelo menos 70 foram disputados na Alemanha.
"Segundo sabemos, não se encontram envolvidos os jogos da primeira e da segunda divisão alemã", sublinhou Reinhard Rauball, executivo da Bundesliga.
O "Bild" revela que entre os jogos com resultados sob suspeita de manipulação estão os que envolveram, em 2009, o Rapid de Viena (Áustria) e o Vllaznia Shkodra (Albânia) e o Fenerbhaçe (Turqioa) e o Honved de Budapeste (Hungria) da Liga Europa.
Recorde-se que na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira em Haia (Holanda), Rob Wainwright, presidente da Europol, adiantou que entre os países investigados figuram Alemanha, Áustria, Grã Bretanha, Eslovénia, Holanda, Hungria e Turquia.