O internacional português Bruma, que está a disputar a Liga espanhola pela Real Sociedad, figura entre os 40 pré-convocados do selecionador Fernando Santos para o Euro'2016 e acredita que pode ser um dos eleitos.
Corpo do artigo
"Tenho esperança de estar no Euro'2016, mas para isso acontecer terei de continuar a trabalhar no meu clube e a dar o máximo. Acredito que posso ir, mas tenho de mostrar nestes dez jogos que faltam para acabar a Liga espanhola que estou bem", disse Bruma, em entrevista à Agência Lusa, na qual falou também da sua experiência em San Sebastien e da grave lesão que sofreu no Galatasaray.
Emprestado até final da época pelo clube turco à Real Sociedad, faz uma avaliação positiva do seu desempenho na época em curso, na qual foi titular em 13 jogos: "Acho que estou a fazer coisas boas, tendo em conta que é o meu primeiro ano no futebol espanhol. Estava a precisar disto, de jogar mais minutos, para continuar a melhorar. A minha hora chegará."
Bruma confessou-se "muito satisfeito" com o seu rendimento em campo, sente que está a "evoluir cada vez mais" e agora quer "acabar a época em grande", para ajudar a Real Sociedad a alcançar os seus objetivos e poder ser convocado por Fernando Santos para a fase final do Euro2016.
Até ao momento, marcou dois golos pela Real Sociedad e fez várias assistências, que proporcionaram outros aos companheiros, mas admite que podia ter sido mais produtivo na finalização: "Tive oportunidades para fazer mais golos, não fiz, mas ainda faltam dez jogos para acabar a época e tenho a certeza que vou marcar mais golos, embora o mais importante seja a equipa e os seus objetivos, que passam por um lugar que dê acesso à Liga Europa. Temos capacidade para isso."
Sobre a opção pela Real Sociedad, diz "não estar arrependido", porque veio para "uma das melhores ligas do mundo, mais competitiva do que a turca" e a sua preocupação maior é agora "voltar a atingir o melhor nível".
"Estou a consegui-lo aos poucos e tenho a certeza que não tardarei a lá chegar. Comecei como titular, mas depois lesionei-me, estive algum tempo parado e o 'mister' apostou noutro jogador, o que me obrigou a lutar por um lugar quando regressei", explicou Bruma, cujo empréstimo à Real Sociedad expira no final da época.
No entanto, não está preocupado: "Tenho contrato até 2018 com o Galatasaray, mas ainda não sei o que vai acontecer. Seja como for, minha cabeça não está aí, estou focado na Real Sociedad e neste final de época, depois logo decidirei, na altura própria."
A grave lesão que contraiu nos ligamentos do joelho ao serviço do Galatasaray foi "um momento complicado" na carreira, que conseguiu "superar" e que "não deixou sequelas", razão pela qual dá "graças a Deus" e garante ser "um homem feliz".
Nem a ausência da fase final do Euro'2015 de sub-21, por opção do selecionador Rui Jorge, lhe tirou a alegria: "Infelizmente não fui opção para o 'mister', mas não me fui abaixo, continuei a trabalhar à espera de outras oportunidades."