
San Marino (créditos: X/Reprodução)
Pior seleção do mundo, segundo o ranking FIFA, podia sonhar com a repescagem para o Mundial'2026 graças ao regulamento, mas a derrota da Roménia frente à Bósnia e Herzegovina esfumou um sonho com contornos insólitos
Corpo do artigo
Leia também FC Porto responde a Varandas com um vídeo: "Aquela lufada de ar fresco com rugido a hipocrisia"
San Marino, considerada a pior seleção do mundo por ocupar o último lugar no ranking FIFA, foi notícia em outubro por ter podido sonhar, de forma insólita, com a qualificação para o Mundial'2026, apesar de ocupar o último lugar do Grupo H da qualificação europeia para o torneio, devido ao regulamento.
Recorde-se que o microestado, por ter vencido o seu grupo na última divisão da Liga das Nações, ficando à frente de Gibraltar e Liechtenstein, podia ser repescado para um play-off para o Mundial caso a Roménia ultrapassasse a Bósnia e Herzegovina no segundo lugar do seu grupo de apuramento para o torneio.
Isto porque, nos critérios da FIFA, San Marino tinha prioridade sobre os bósnios, mas não sobre os romenos, para essa repescagem, que inclui os quatro melhores classificados da Liga das Nações que não se tenham apurado para o torneio, para além dos segundos classificados da qualificação.
Para ajudar a essa ultrapassagem, San Marino precisava de perder com a Roménia na terça-feira - e quantos mais golos sofresse, melhor, sendo um possível critério de desempate - na esperança de que a Bósnia perdesse antes com os romenos e fosse ultrapassada pelo seu adversário.
No entanto, essa improvável hipótese tornou-se mesmo impossível este sábado, com a Roménia a ter sido derrotada pela Bósnia e Herzegovina (3-1), que garantiu assim pelo menos o segundo lugar do Grupo H.

