Regulamento da FIFA permite sonhar à pior seleção do mundo
Corpo do artigo
San Marino, considerada a pior seleção do mundo por ocupar o último lugar no ranking FIFA, tendo vencido apenas três jogos na sua história, está a protagonizar uma história insólita, já que, apesar de ocupar o último lugar do Grupo H da qualificação europeia para o Mundial'2026, ainda pode sonhar com o torneio precisando para isso de... ser goleada.
Passamos a explicar. Os regulamentos da FIFA preveem 12 vagas diretas na Europa para o Mundial, destinadas aos primeiros classificados de cada grupo. Depois, os segundos classificados irão disputar um play-off juntamente com os quatro melhores classificados da Liga das Nações que não se tenham apurado para o torneio. E é neste preciso cenário que entra San Marino.
O microestado ficou em primeiro lugar na Divisão D da Liga das Nações de 2025, à frente de Gibraltar e Liechtenstein, e poderá participar nessa repescagem caso, no grupo da qualificação para o Mundial, a Roménia (atual terceira) fique em segundo lugar em vez da atual "vice" Bósnia e Herzegovina.
Isto porque os bósnios ficaram em último lugar na Divisão A da Liga das Nações, estando assim atrás de San Marino nos critérios da FIFA para esta repescagem. Para ajudar a essa ultrapassagem, San Marino precisa assim de perder com a Roménia na próxima pausa internacional - quanto mais golos sofrer, melhor, sendo um possível critério de desempate - na esperança de que a Bósnia escorregue e seja ultrapassada.
Caso a Roménia fique em terceiro lugar, ganhará a desejada vaga...