ENTREVISTA > O Paços de Ferreira já defrontou o FC Porto por duas vezes esta temporada e Nuno Santos viu o médio dos azuis e brancos a fazer a diferença no miolo
Corpo do artigo
O jogo contra o FC Porto ainda está bem fresco na memória de Nuno Santos, que não hesita em afirmar que foi a equipa mais complicada que o Paços de Ferreira defrontou até ao momento.
Qual foi a equipa mais difícil que apanharam até agora?
-Diria que o FC Porto. O Tottenham também tem uma grande equipa, mas quando jogámos contra eles não estavam na melhor forma. Quando se defrontam equipas deste calibre, ao mínimo erro a probabilidade de sofrermos golos é grande. Acho que o jogo contra o FC Porto foi prova disso. Não acho que tenhamos feito um jogo mau, longe disso, mas fomos castigados por cada erro que cometemos a nível individual e coletivo. Saiu caro. Jogadores com a qualidade dos do FC Porto aproveitam mais facilmente essas oportunidades. Pressionam muito e, depois, em posse e, com o dedo do Vitinha, são fortíssimos na construção ofensiva. Além disso, tanto em apoio como em profundidade, têm jogadores com qualidade para executar todos os planos. Se calhar é por aí que se destacam mais do que os outros.
"Seleção é algo perfeitamente ao alcance do Vitinha. Não é impossível, longe disso"
O Paços de Ferreira até chegou a estar empatado. Mas de que maneira é possível travá-los?
- Estão com uma grande confiança. No campeonato não perdem há 53 jogos... Há maneiras de travar o FC Porto, mas tem de ser uma equipa que esteja muito bem e à altura deles.
Como tem sido habitual, Vitinha atingiu um patamar elevado nessa partida. Ficou surpreendido com o desempenho do médio do FC Porto?
- É curioso falarmos nisso porque no final do jogo em conversa com algumas pessoas disse-lhes que o Vitinha parece uma pulga que não pára. É difícil enfrentá-lo porque quando nos preparamos para os jogos temos sempre uma ideia de como nos havemos de posicionar em campo e estudamos as equipas adversárias, tentando enquadrar o nosso posicionamento com o deles. Quando existe um jogador com muita mobilidade, sem uma posição muito fixa, que tanto cria superioridade no corredor direito como no esquerdo, é difícil contrariá-lo. Se formos fazer marcação homem a homem a um jogador desses, porque é possível fazê-lo, abrimos espaços noutro lado. É um jogador com muita qualidade e tem todo o mérito na temporada que está a realizar. Penso até que tem capacidade para fazer muito mais.
Quem sabe integrar já a Seleção Nacional...
- É algo que me parece perfeitamente ao alcance. Não é impossível, longe disso.
Estava à espera que Eustáquio fosse para o FC Porto?
- Com a época que o P. Ferreira fez era normal que os jogadores saíssem para outros clubes. Eustáquio chamou a atenção, é um jogador com muita qualidade. Quando se tem uma oportunidade assim, não se pode deixar fugir. Vai agarrar a oportunidade. Espero que faça uma carreira muito boa.
14677578
14677065