Candidato pretende criar unidade transversal a todo o futebol e extensível às modalidades
Corpo do artigo
Frederico Varandas apresentou um vetor que norteia a sua candidatura: a Unidade de Performance do Sporting. O candidato à presidência que foi diretor clínico dos leões tem um plano transversal a todo o futebol do Sporting, suscetível de "dar à equipa técnica orientação e ferramentas de planos de treino que otimizem a performance dos atletas, e os torne mais robustos e menos propensos à lesão".
Frederico Varandas, que tem na Medicina Desportiva uma das suas especialidades - além do II Nível de treinador -, crê que há "resistência à integração da ciência no futebol", encarando esta unidade como fulcral para fornecer melhor "gestão e monitorização de treino adequada", algo que "ainda falta aos treinadores".
João Pedro Araújo, mestre em Medicina Desportiva pela Escola de Estudos Real Madrid, é o escolhido para dirigir esta unidade, que se pretende extensível às modalidades. O desígnio passa igualmente por travar a regressão que deteta na Academia Sporting. "Temos "know-how", mas importa estar um passo à frente e aí é preciso ciência, recursos humanos, tecnológicos e o investimento, que parou", defendeu Varandas.