Sporting ascendeu ao segundo lugar da I Liga, ultrapassando o Benfica, ao vencer em casa o Belenenses por 2-1, em encontro da 15.ª jornada.
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/48430/m/449680/ojogo/cca221f71ac22424b5f4d566a41a392a?autostart=false
SPORTING UM a UM
Renan 6
De forma ingrata, a sua melhor intervenção, um mano a mano com Henrique Almeida, acabou por resultar no golo de Fredy na recarga, à qual não conseguiu responder. De resto, mostrou-se seguro entre os postes, mas teve de recorrer demasiadas vezes ao pontapé longo para sair a jogar.
Bruno Gaspar 6
Nem sempre as coisas lhe saíram bem, mas mostrou entrega e vontade. Num cruzamento-remate, que desviou ligeiramente em Sasso, abriu o marcador.
Coates 5
Um par de hesitações nos primeiros minutos, perante a entrada "a abrir" do adversário, causau algum perigo. Nunca conseguiu realmente estabilizar o seu jogo e sentiu dificuldades quando teve de mudar de direção e arrancar em velocidade.
Mathieu 5
Ao nível do parceiro do eixo, também teve alguns momentos de insegurança. Voltou a tentar a sorte de livre direto, mas de muito longe e Muriel encaixou com segurança (65").
Acuña 5
Entrou bem no jogo, seguro a fechar o flanco e com combinações perigosas com Nani na ala (aos 8" quase marcou a passe do extremo), mas aos 31" ia borrando a pintura com um mau passe para Coates que permitiu a Fredy sair disparado...
Gudelj 5
Custou-lhe encontrar espaços para ser a referência nas saídas, sobretudo na primeira parte, melhorando no final já com Miguel Luís, primeiro, e Petrovic, depois, ao seu lado. Aos 37", de "biqueiro", assustou Muriel.
Miguel Luís 6
Cresceu com o resultado e foi mesmo ele a apontar o golo que deu alguma tranquilidade aos leões, com um tiro colocado à entrada da área. Participou no jogo de combinações a meio, mas sentiu-se algo manietado e pressionado e teve de lateralizar muitas vezes. Cumpriu vários papéis no centro.
Wendel 5
Voltou após lesão e tentou impor o seu jogo de mudanças de ritmo e de direção, mas teve dificuldades no passe.
Bas Dost 4
Terminou o encontro com apenas um remate, que nem criou perigo. Nem como recetor das bolas longas de Renan foi bem-sucedido.
Nani 6
Não foi brilhante, mas acrescentou rasgo aos leões e quase marcou, acertando no poste.
Raphinha 4
Entrou agressivo, mas sem produtividade.
Petrovic 6
Conseguiu, finalmente, arrancar aplausos de Alvalade, pela forma como segurou a bola e acalmou a equipa. E ainda assistiu Miguel Luís.
Jovane -
Sem tempo para influenciar.
A FIGURA
Diaby: 7 - Fonte de energia alheio à letargia inicial
O maliano, descaído para a direita do ataque, foi o mais regular e aquele que conseguiu manter o mesmo nível independentemente dos altos e baixos exibicionais da equipa, correspondendo à exigência de dinâmica e de agressividade defensiva (o que lhe valeu inclusivamente um cartão amarelo). Esteve envolvido em três dos principais lances de perigo dos leões. Aos 18", pressionado, perdeu no um para um com Muriel; aos 51", ganhou um ressalto e tentou o remate de primeira, mas saiu-lhe uma rosca, por cima da baliza; e no golo que desatou o nó foi inteligente a contemporizar e a esperar pela subida de Bruno Gaspar.
BELENENSES UM a UM
Muriel 6
Realizou três intervenções de qualidade e mostrou um jogo com os pés de qualidade.
Diogo Viana 5
Adaptado a lateral, o extremo passou por dificuldades no capítulo defensivo e, no capítulo ofensivo, ficou-se por dois cruzamentos perigosos.
Gonçalo Silva 5
Quase provocava o golo do Sporting logo aos 8", com um mau atraso, e revelou sempre alguma intranquilidade.
Nuno Coelho 6
Foi o bombeiro de serviço, mostrando-se insuperável pelo ar ou pelo chão. A sua saída, aparentemente por problemas físicos, foi um rombo na resistência azul.
Sasso 5
Desviou o remate de Bruno Gaspar no lance do 1-0 e manchou uma exibição que, até aí, tinha sido de bom nível.
Zacarya 5
Os dois golos do Sporting nasceram de um défice de pressão da sua parte, mas compensou os erros com um bom passe para Licá, no início do lance do 2-1.
André Santos 5
Começou muito bem o jogo, circulando a bola com muita qualidade, mas acusou a falta de pernas e baixou bastante de rendimento na segunda parte.
Lucca 4
Responsável por lançar os avançados em velocidade, o brasileiro só conseguiu acertar um passe de rutura, logo aos 5", até ser substituído.
Eduardo 5
Boa entrega na batalha pelo miolo, mas pouco discernimento na construção.
Licá 6
Duas excelentes desmarcações culminaram em dois remates a rasar o poste, na primeira parte. É através de um bom passe seu para a área que os azuis chegam ao golo.
Fredy 6
Logo aos 4", rematou a rasar o poste de Renan e, aos 31", deixou Coates a ver navios antes de acertar no poste da baliza do Sporting. A sua perseverança foi recompensada com o único golo dos azuis, nos descontos.
Henrique Almeida 5
Rematou para defesa incompleta de Renan, antes da recarga de Fredy para o 2-1.
Dálcio 4
Muitos passes errados.
Dramé 5
"Sacou" um cartão amarelo a Bruno Gaspar.