Exibições do guarda-redes polaco tem despertado o interesse de grandes clubes, incluindo o Sporting. João Amaral, diretor técnico dos vila-condenses, coloca-o no mesmo patamar dos guarda-redes dos grandes e não tem dúvidas que "tecnicamente" só perde para o portista Diogo Costa
Corpo do artigo
O guarda-redes Cesary Miszta tem "mais potencial" do que Anatoliy Trubin, do Benfica, perdendo apenas para Diogo Costa, do FC Porto, nas "habilidades técnicas". A ideia foi defendida por João Amaral, diretor técnico do Rio Ave, em entrevista ao site polaco TVPSPORT.PL.
"O guarda-redes em Portugal tem de ter um bom passe, porque jogar a partir de trás é a forma preferida no nosso campeonato. Neste aspeto, só posso comparar Miszta a Diogo Costa, do FC Porto. Os demais guarda-redes são inferiores em habilidades técnicas. O Trubin do Benfica? Não chega nem perto de Miszta", afirmou, considerando ainda que "no geral, Diogo Costa está hoje num patamar diferente". "Ele é um dos melhores guarda-redes do Mundo atualmente, sendo completo em todos os aspetos. Quanto a Trubin, ainda é um jovem guarda-redes e tem potencial, mas não é muito melhor que Miszta. Ambos são jovens, muito bons na baliza, mas penso que o Miszta tem mais potencial que o Trubin. Tem uma personalidade muito forte e, apesar da pouca idade, tem mentalidade de líder. Esta é uma característica decisiva que pode levá-lo a um alto nível no futuro. É um guarda-redes moderno e completo", afirmou João Amaral, revelando ainda que nas conversas "com representantes de grandes clubes", ouve frequentemente que Miszta é "um guarda-redes ao nível" dos que defendem emblemas de nomeada.
Explicando que "o plano original era que Miszta se tornasse no primeiro guarda-redes do Rio Ave" na próxima época (25/26), João Amaral revelou que, "com base no nível de treino" de Miszta e "no nível de jogo de Jhonatan", que entretanto saiu do clube, "decidimos agilizar esse processo". Quando o polaco teve oportunidade, aproveitou", assegurou.
João Amaral disse ainda que a sua "primeira decisão" como diretor técnico do Rio Ave, em junho de 2024, foi acionar a cláusula de um milhão de euros para comprar Miszta ao Legia de Varsóvia, por ter "ficado impressionado" com a estreia do guarda-redes no último jogo da época anterior, frente ao Benfica.
Sobre a recente notícia de O JOGO que deu conta do interesse do Sporting em Miszta, João Amaral lembrou que o atual Diretor Geral dos leões, Bernardo Palmeiro, "trabalhou anteriormente no Rio Ave e foi ele quem trouxe Miszta para o clube". "Acho que o Miszta está ligado ao Sporting por esse facto. Sei que vão querer comprar um novo guarda-redes no verão, mas até agora não houve detalhes do Sporting. O Miszta está a atrair o interesse de bons clubes europeus. Estamos muito otimistas de que algo possa acontecer no verão", afirmou o dirigente, defendendo que o guardião polaco já "vale mais" do que cinco milhões de euros.
Por fim, João Amaral confirmou que Andrzej Dawidzuk, treinador de guarda-redes da seleção da Polónia, "esteve em Vila do Conde para se encontrar" com Miszta, abrindo-se, dessa forma, a possibilidade de vi a ser convocado para representar a equipa principal do seu país.