Apenas cinco jogadores do atual plantel ainda não marcaram esta temporada, dois deles até de forma algo surpreendente. Manafá tornou-se o 18ª a faturar.
Corpo do artigo
Os 88 golos marcados pelo FC Porto nos 44 jogos realizados esta temporada contaram com a assinatura de 18 jogadores diferentes, o último dos quais Manafá.
O momento de inspiração do lateral-direito no minuto 37 da partida com o Santa Clara serviu para abrir caminho a uma vitória difícil e importante nos Açores, mas também para aumentar o número de goleadores no plantel azul e branco. Isto porque Manafá marcou pela primeira vez esta temporada, apesar de já ter participado em 35 jogos e somado, até ao momento, 2339 minutos de competição.
Atualmente, Sérgio Conceição tem apenas cinco jogadores de campo ainda sem golos, dois deles até de forma algo surpreendente: Danilo e Uribe. O internacional português marcou sempre desde que assinou pelo FC Porto em 2015 (e o mínimo foram três golos, na época passada), enquanto o médio colombiano chegou ao Dragão com tendência para o golo, uma vez que também fizera o gosto ao pé em todos os anos da sua carreira - em 2017/18, no América do México, chegou mesmo aos 14 golos.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2020/03/oj_lista_de_goleadores_fcp_20200304171712/hls/video.m3u8
Os outros três casos de jogadores ainda sem registo na lista de goleadores enquadram-se num cenário de maior lógica, até pelos pouco tempo de utilização que têm tido ao longo desta temporada: são eles os jovens Romário Baró (16 jogos), Vítor Ferreira (sete) e Tomás Esteves (um).
Feitas as contas, o golo de Manafá colocou o FC Porto no topo da lista de equipas portuguesas com maior número de goleadores esta temporada, tendo-se juntado ao V. Guimarães, que também já conta com 18 marcadores diferentes nas mais variadas competições. A lista segue com o Benfica e o Sporting (16 jogadores), o Braga (15) e ainda os surpreendentes Moreirense e Paços de Ferreira (13).