Confira a avaliação feita por O JOGO a todos os jogadores que estiveram em campo no encontro da jornada 13 do campeonato, ganho pelo FC Porto por 2-1.
Corpo do artigo
SANTA CLARA UM A UM
Marco 6
Aos 3" negou o golo a Marega com uma defesa por instinto. Aos 10" voltou a negar o golo ao maliano com nova grande intervenção. Depois de um choque com Fábio Cardoso na área, aos 27", ficou magoado no joelho direito e acabou substituído aos 32".
Patrick 6
Teve nos pés o golo, depois de passar por Casillas, mas Militão negou-lhe a intenção. Delicioso o passe de letra que isolou Chrien na assistência para o golo dos açorianos.
César 4
Acompanhou de perto Marega, mas raramente lhe ganhou um lance. A velocidade do maliano foi difícil de acompanhar.
Fábio Cardoso 5
Lesionou o colega de equipa Marco e foi o marcador de serviço de Soares. Dois cortes providenciais evitaram que Marega se isolasse.
Mamadu 4
Deixou a bola fugir por cima de si aos 10", isolando Marega. Concedeu muito espaço nas costas.
Anderson 5
Nunca se fez rogado quando teve de jogar feio, destruindo as jogadas do adversário.
Osama Rashid 5
Trabalho redobrado no lado esquerdo, fazendo muitas vezes as compensações defensivas a Mamadu.
Chrien 5
Apareceu na área portista, descaído pelo lado direito, na hora certa para assistir Zé Manuel. Denotou dificuldades na hora de fechar o corredor central.
Bruno Lamas 6
Excelente visão de jogo, lançando Patrick (26") na área para a primeira ocasião de golo da equipa. Aos 68" esteve perto do golo num livre na meia direita batido diretamente à baliza.
Zé Manuel 6
Segundo jogo consecutivo a marcar, mostrando rapidez entre os centrais azuis e brancos ao surgir nas costas de Felipe a finalizar.
https://ojogo.vsports.pt/embd/47637/m/449661/ojogo/a25b2892aa6647ec79df080c9ce411c3?autostart=false
Fernando 6
Travou interessantes despiques com Felipe no lado esquerdo. Aos 60", com espaço na área, rematou forte para uma grande defesa de Casillas
Serginho 5
Regressou à baliza açoriana e teve duas grandes defesas a remates de Soares. Nos golos sofridos, nada podia fazer.
Kaio 4
Deu força ao meio-campo dos açorianos
Ukra 3
Uma arrancada pela esquerda, um cruzamento e pouco mais.
FC PORTO UM A UM
Casillas 7
Um passe para golo (que Marega não aproveitou), uma mão-cheia de saídas dos postes efetivas e várias defesas importantes. Aos 60" negou Fernando e aos 68" Bruno Lamas, em cima da linha. Nada podia fazer no golo de Zé Manuel.
Corona 6
O único sobressalto por que passou foi, curiosamente, criado pelo próprio, num atraso traiçoeiro para Casillas. No resto, defendeu bem até à entrada de Ukra, subiu muito e tirou alguns cruzamentos.
Felipe 6
Perdeu de vista Zé Manuel e pagou por isso com o golo dos açorianos, ainda que na marcação a Fernando tenha estado irrepreensível. No segundo tempo não há nada de relevante a apontar-lhe, a atacar ou a defender.
Éder Militão 7
Festejou um corte aos 26" como se fosse um golo e com razões para isso, já que o remate de Patrick ia para a baliza deserta. Vencedor da maioria dos duelos que disputou, teve um disparo contra um adversário ao cair do pano.
Alex Telles 5
Escolhido como alvo dos ataques dos açorianos, concedeu alguns espaços e não disfarçou as dificuldades para conter as incursões de Patrick na primeira parte. Melhorou na segunda e foi perigoso nos lances de bola parada.
Danilo 6
A "solidão" no meio-campo defensivo não impediu que aparecesse quase em todo o lado. Inteligente no posicionamento, intercetou vários passes e teve cortes providenciais. Dois remates para fora.
Herrera 5
O início foi prometedor, com dois aparecimentos na área, embora só no segundo tenha concluído a jogada com um remate para fora. Com o tempo foi perdendo gás e tornou-se mais errático no capítulo do passe.
Óliver 5
Duas perdas de bola, vários passes falhados e uma abordagem passiva no golo do Santa Clara levaram-no a sair ao intervalo. No entanto, foi dele o primeiro remate antes de Soares empatar.
Brahimi 5
Uma jogada individual aos 63", concluída com um remate para defesa de Serginho, foi o melhor que se lhe viu fazer, até porque a condição física não parece a melhor. Só assim se explica que não tenha acompanhado Patrick (26") ou ignorado a desmarcação de Chrien (38").
Soares 7
Viu um golo ser-lhe anulado por fora de jogo, marcou um (que contou) de cabeça e ainda foi importante no lance do 2-1, ganhando no corpo a corpo a Patrick e obrigando Serginho a defesa complicada. Acabou substituído em prol da estabilidade defensiva.
https://ojogo.vsports.pt/embd/47638/m/449661/ojogo/8712b174bec3cc78fd65aad553e3a3d6?autostart=false
Otávio 5
Entrou para agitar, mas ficou-se pelas intenções. Falhou vários passes e nem as arrancadas que tentou lhe saíram sempre a preceito.
Sérgio Oliveira 5
Injetou maior consistência ao meio-campo.
Maxi 5
Saltou do banco (87") para segurar Ukra.
A FIGURA: Marega: 8
Força bruta que arrasou toda a defesa
A passagem de Marega pelos Açores foi devastadora. O ciclone maliano chegou quase sem se dar por ele, com um remate na pequena área que Marco travou em cima da linha, e subiu de intensidade com uma arrancada, concluída com um disparo cruzado, que só o guarda-redes do Santa Clara foi capaz de travar. A assistência para Soares, que permitiu ao FC Porto anular a desvantagem inicial, provocou estragos, mas foi o golo que apontou no segundo tempo, na recarga a uma defesa incompleta de Serginho, que devastou por completo os açorianos. Na parte final perdeu alguma força e, por isso, a última arrancada acabou nas pernas de um adversário.
https://ojogo.vsports.pt/embd/47641/m/449661/ojogo/e65cf8b5a540e06b842506f2d590671c?autostart=false