Forma como o técnico aborda o mercado gera rasgados elogios de Dias Ferreira. Já Carlos Pereira vinca a tática aguçada. Menezes Rodrigues e Litos elogiam a ação da Direção em precaver saídas.
Corpo do artigo
À oitava vitória consecutiva, Rúben Amorim constatou que o Sporting vive "o melhor momento da época".
Com 29 pontos, tantos quantos à 11.ª jornada de 2020/21, e os adeptos com quem O JOGO falou acreditam no bicampeonato.
"O ano passado entraram as pedras certas e tem melhorado sempre", afirma ao nosso jornal Menezes Rodrigues, ex-membro do Conselho Fiscal leonino e um dos quatro ilustres inquiridos, considerando que será um "campeonato com muita luta, porque os rivais estão melhor do que no ano passado." A dimensão tática convence. "Notam-se automatismos até quando se muda o onze inicial. Acho que o Sporting tem qualidade para lutar pelo apuramento na Champions. A montra europeia tem aumentado os níveis de confiança de uma equipa inteligente e bem orientada", destaca Carlos Pereira, antigo treinador dos verdes e brancos, rejeitando que 2020/21 tenha sido ato único: "Houve surpresa. Hoje, já conhecem a forma de jogar, só que o Sporting pode discutir o título por ter sistemas mais apurados e jogadores mais adultos."
Dias Ferreira, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral, avalia com um "muito bom" a temporada e acredita na "conquista do título, das duas taças e no apuramento na Liga dos Campeões". A Amorim atribui todos os méritos na ida ao mercado: "Não me preocupei com a saída do João Mário. Reforçámo-nos bem. No próximo mercado, deixo ao critério do Rúben. Confio nas contratações cirúrgicas, dentro das limitações financeiras que tem."
Litos, antigo médio do Sporting, considera "normal" que Benfica e FC Porto estejam mais competitivos, mas acredita que o "percurso muito bom vai continuar" pelo Sporting "ter mantido o grupo". E exalta a liderança de Varandas: "A política da Direção tem sido a mais correta ao contratar jogadores para posições débeis. Cedo contrataram um lateral esquerdo para precaver a saída do Nuno Mendes." "A Direção merece um forte apoio. Varandas está no sítio certo", termina Menezes Rodrigues.
Inquérito
1 Cumpridas 11 jornadas e com a equipa envolvida ainda na Champions, como avalia a época do Sporting até ao momento?
2 Entre entradas e saídas, parece-lhe que Rúben Amorim tem um plantel melhor apetrechado este ano?
3 Vê a necessidade de garantir reforços ou há ainda margem para Amorim tirar maior rendimento dos atuais jogadores?
4 O Sporting manteve os pontos, mas os rivais melhoraram. Está confiante na conquista de um bicampeonato?
Carlos Pereira, ex-treinador do Sporting
"O Sporting tem sistemas táticos mais apurados"
1 Tem um registo positivo. Notam-se automatismos quando se muda o onze. O Sporting tem qualidade para lutar pelo apuramento na Champions. É uma equipa inteligente e bem orientada.
2 Os jogadores que vieram complementaram e acrescentaram. A equipa ficou mais polivalente nos vários sectores. O Ugarte é uma contratação de peso, o Matheus Nunes cresceu muito. Estão a fazer esquecer o João Mário.
3 O Sporting precisa de um ponta de lança com qualidade. É preciso haver um finalizador, que jogue dentro de área, mais forte no jogo aéreo. Se puder contratar um central seria bom também.
4 Continua nos primeiros lugares. Apesar de no ano passado ter sido uma surpresa, agora o Sporting tem sistemas táticos mais apurados e os jogadores estão mais adultos.
Dias Ferreira, ex-dirigente do Sporting
"Não me preocupei com a saída de João Mário"
1 Muito boa. Era bom termos conseguido um melhor resultado com Ajax e Dortmund, mas apenas isso. Não vale a pena chorar porque temos hipóteses de passar a fase de grupos na Champions.
2 Não me preocupei com a saída do João Mário. Acho que nos reforçámos bem. Ugarte, Sarabia e Vinagre tiveram oportunidades e todos têm capacidade para jogar. Ugarte será bom jogador, o Sarabia tem provas dadas.
3 Deixo ao critério do Rúben Amorim. Confio nas suas aquisições. Tem mostrado um grande acerto e gosta de contratar de forma cirúrgica dentro das limitações financeiras que tem.
4 Se fizermos uma época igual à do ano passado ganhamos a Liga. Não temos de pensar nos rivais. Estou confiante para ganharmos o campeonato, as duas provas nacionais e em passar a fase de grupos na Champions.
Litos, ex-jogador do Sporting
"O percurso vai continuar porque manteve o plantel"
1 Está a ser um belo momento, o melhor momento. O clube está a conseguir boas exibições e a equipa está mais consistente e conhecedora da ideia do Rúben.
2 A equipa contratou o Ugarte mais para colmatar o desgaste do Palhinha. Já estavam jogadores para a posição de João Mário. Cedo contrataram um lateral-esquerdo, pois sabiam da saída de Nuno Mendes, ainda ganhando o Sarabia, que é de outra dimensão. A Direção fez o correto.
3 Não sei se será preciso um jogador como Paulinho, pois até o Coates tem feito essa posição. Dentro do grupo, Amorim estudará essa possibilidade.
4 Era perfeitamente normal que FC Porto e Benfica tudo fizessem para uma época melhor. Acredito que o percurso do Sporting vai continuar porque manteve o plantel de um ano para o outro e isso dá frutos.
Menezes Rodrigues, ex-dirigente do Sporting
"Sem fazer loucuras, é preciso mais banco"
1 Há uma continuidade dos jogadores e do treinador. As pedras têm vindo a melhorar. Estou muito contente. A Direção merece um forte apoio. Varandas tem-se revelado no sítio certo.
2 Este plantel está mais forte porque a experiência fez evoluir os jogadores. O grosso dos jogadores está lá. Não há razão para temer qualquer saída.
3 O Sporting precisa de mais banco. Sem loucuras no mercado, pode haver uma boa chance de negócio. Até podem vir jogadores da formação se o treinador perceber que há lá alguém para ajudar. Espero que o Coates não se aleije durante muito tempo. Isso preocupa-me porque ele tem sido a grande arma.
4 Este ano a competição vai ser mais intensa. Estou preparado. Os grandes estão melhores do que no ano passado, mas, com a rapaziada nova, acredito que podemos ter sucesso.