Comunicado da Polícia de Segurança Pública refere que "não foram efetuadas detenções ou identificações" no domingo.
Corpo do artigo
A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou esta segunda-feira que está a fazer as "diligências necessárias" para identificar os adeptos que, no domingo, insultaram Marega durante o jogo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, disputado na cidade berço.
"Não obstante não ter sido possível proceder no recinto a qualquer identificação ou detenção, em face da moldura humana e concentração de pessoas, a PSP, dentro do quadro legal indicado, está a fazer as diligências necessárias para identificar os suspeitos que cometeram as infrações criminais e contraordenacionais, levando-os perante as entidades judiciais e administrativas competentes", assinala o organismo, em comunicado enviado às redações.
A PSP refere que os adeptos em questão "dirigiram palavras e gestos racistas e xenófobos" ao avançado do FC Porto, algo que "configura um crime previsto o punido no Código Penal" e que poderá ser punido com pena de prisão de seis meses até cinco anos.
"A prática de atos ou o incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis, sendo esta punida com coima entre 1000 euros e 10 000 euros", acresenta o comunicado.
11828649