Pinto da Costa: "Não sei se foi ao Quadrantis se não. Os bancos portugueses fecharam a torneira ao FC Porto"
Declarações de André Villas-Boas, candidato às eleições do FC Porto, em Ponta Delgada
Corpo do artigo
Equipa renovada. Fernando Gomes saiu...
“Fernando Gomes, há pouco mais de um ano, disse-me que tinha de sair. Eu apelei a que continuasse, um deles era este da nossa Academia e pedi-lhe para continuar até ao fim do ano. Continuou e resolveu os problemas. Merece-me todo o respeito. Adelino Caldeira? Desculpe, o saírem não quer dizer que não sejam da minha confiança. Nenhum dos que saia deixa de ser da minha confiança. Unicamente, o que queremos impulsionar e fazer outras coisas, leva a que renove a minha equipa.”
Saída de Adelino Caldeira teve algo a ver com a AG?
“Não... Saída dele? Foi motivo de renovar. Se a SIC quiser renovar tem de ter um motivo? A equipa vai ser renovada. Um ato de gestão normal. Quando decidi candidatar-me, agradeci a colaboração a todos, que ia fazer uma nova equipa com outra orientação. O setor financeiro será todo diferente.”
Os novos nomes: Marta Massada, Koehler, António Oliveira...
“João Koehler vai ser administrador da SAD. Naturalmente não será o do futebol, será o financeiro. Na sexta-feira, eu vou apresentar a minha equipa completa, o meu CFO, todos os membros publicamente. Vou dizer que a minha equipa financeira é de primeiríssima qualidade. As condições financeiras do FC Porto são, hoje, melhores do que há quatro anos, quando Villas-Boas assinou a minha candidatura. Nessa altura, os capitais próprios estavam muito negativos e hoje estão muito melhores. Daqui a um mês vão estar positivos.”
Quem é José Fernando Figueiredo? “É atualmente o único português que é conselheiro do banco Mundial e foi uma honra ele ter aceite o lugar. Não foi sair da NOS e vir para aqui. Ele percebeu o projeto, percebeu o que queremos, entusiasmou-se com o que há para fazer e aceitou. Sei que eles têm um plano em que vamos diminuir altamente o passivo. Manter um financiamento de 250 milhões de euros a um juro muito mais baixo. Vêm num plano que será apresentado."
Candidatura de Villas-Boas faz referência um fundo de investimentos...
"O FC Porto trabalha com muita gente, só não trabalha com os bancos portugueses, que não podem emprestar dinheiro. Podem dar - deram ao Sporting - a nós ainda não deram nada. Tem um plano do interesse do FC Porto. Se o Luís André diz mal... ele diz mal de tudo. Então o presidente dos presidentes passou a ser uma coisa que agora não digo. Ele consegue dizer mal de uma academia e quer comparar com um terreno que comprou a um amigo... Está a dizer que quer fazer um centro de alta competição quando em metade do terreno não se pode construir, A nossa academia tem 11 campos de futebol, tem um mini estádio para 2 mil lugares, tem um hotel para 140 jovens poderem pernoitar."
Que garantias foram dadas ao fundo em caso de incumprimento?
"Tem de falar com Fernando Gomes. Em qualquer negócio há garantias e nós demos. Como não pensamos em incumprir, até podia dar a minha cabeça.”
Adquiriu ações num período que não seria legal...
“Acho ridículo e uma pergunta ridícula. Sou acionista do FC Porto desde o primeiro dia. Tenho vindo a comprar conforme as minhas disponibilidades, paulatinamente ações do FC Porto. Um dia antes de fazer um mês da AG, que eu nem sabia a data, comprei duas ou três mil ações do FC Porto. Um crime enorme... É abuso de mercado? Se dissesse que comprei um milhão... Mas creio que foram 1500 ou 2000. Isso é assunto?”
Fundo de investimento, anteciparam receitas ao FC Porto ?
"Não sei se foi ao Quadrantis se não. Mas isso é com qualquer um. Os bancos portugueses fecharam a torneira ao FC Porto, nós trabalhamos com bancos estrangeiros que nos financiam."
Que taxas está a cobrar?
"O financiamento está a ser feito, vão cobrar cerca de metade dos juros que estamos a pagar. Por isso é que fizemos para passar a pagar muito menos juros. Cerca de metade. Não quero estar a falar de coisas que nao tenho rigor porque não sou eu que estou a tratar. Aprovei de alma e coração como aprovo quando é necessário recorrer."
10 por cento ou acima?
"Nem nego nem digo, porque não sou eu a tratar disso. Foi o senhor Fernando Gomes. Neste último ano foi de uma dedicação extraordinária. Confio plenamente nele, é ele que está a tratar. Se quer saber pormenores tem de falar com Fernando Gomes, é quem eu deleguei para tratar desse assunto."
Pode garantir que a SAD não vai ficar refém?
"Claro que não, é um absurdo. Passa pela cabeça de alguém? Alguém que empresta dinheiro ao FC Porto, o FC Porto precisa, é beneficiado com o pagamento de juros? Vou estar a desconfiar de quem me ajuda? Se quiser emprestar dinheiro bem mais alto, não falta a quem."