Norte-americano Wesley Edens já teve contactos exploratórios com o presidente Miguel Pinto Lisboa e ficou a saber que não poderá tornar-se acionista maioritário da SAD.
Corpo do artigo
Depois de ter assegurado em março um empréstimo de 20 milhões de euros junto do fundo norte-americano Apollo, com uma taxa de juro de 5,25%, a partir da titularização dos direitos de transmissão televisiva, pagos pela Altice, o Vitória de Guimarães despertou agora o interesse do empresário Wesley Edens, fundador e dono, entre outros negócios, da "New Fortress Energy".
13724013
Trata-se de uma empresa global de fornecimento de gás natural, e com uma fortuna avaliada em 1,2 mil milhões de dólares. O coproprietário do Aston Villa equaciona investir na sociedade desportiva dos minhotos e já teve conversas exploratórias com o presidente Miguel Pinto Lisboa, podendo a parceria avançar somente na condição de Edens não se tornar acionista maioritário. Ou seja, o investidor norte-americano não poderá reeditar no Vitória o que fez com o Aston Villa em 2018, quando, juntamente com o egípcio Nassef Sawiris, comprou 55% da sociedade desportiva por cerca de 30 milhões libras.
Impulsionado por investimentos significativos posteriores, o clube de Birmingham depressa alcançou os primeiros lugares do Championship e, um ano depois, estava de volta à Premier League. Apesar de reconhecer que essa ascensão refletiu um investimento coerente, o Vitória não abdicará de ser maioritário na SAD após ter acordado em outubro de 2020 a compra de 56,4% das ações que pertenciam ao empresário Mário Ferreira.
"Foi referido pelo presidente Miguel Pinto Lisboa que a posição maioritária do Vitória na SAD é inegociável"
A esse propósito, a Direção do Vitória recordou no sábado, em comunicado, que Pinto Lisboa já havia esclarecido, numa assembleia geral de outubro de 2020, que "a posição maioritária do Vitória é inegociável", mas também assumiu que encara "a possível entrada de um parceiro minoritário, credível e identificado com a estratégia do clube". "Qualquer abordagem séria e consistente e que permita fazer crescer o Vitória será apresentada aos sócios no tempo e no local próprios", juntou. Um tema que poderá ser abordado já na assembleia geral marcada para 29 deste mês.
Pontapé de saída dado na NBA
A primeira "aventura" de Wesley Edens no desporto de alta competição verificou-se na mediática liga de basquetebol americano. Numa estratégia de expansão de negócios, o magnata do ramo de investimentos, natural de Nova Iorque, comprou os Milwaukee Bucks por cerca de 500 milhões de dólares em 2014 e a equipa não tem parado de crescer na competitiva NBA, tendo como principal figura o grego Giannis Antetokounmpo. As atividades desportivas preferidas de Edens (como praticante) são o montanhismo e o hipismo.