OPINIÃO - Pedro Proença, presidente da Liga, aborda a O JOGO a final-four da Taça da Liga.
Corpo do artigo
A final-four da Taça da Liga, agora denominada Allianz CUP, acontece, pela segunda vez consecutiva, na cidade de Braga e é para nós, Liga Portugal, mais um enorme desafio em termos organizativos e de promoção de uma competição que, finalmente, atingiu a estabilidade e culmina com a conquista de um troféu que, ao contrário de um passado recente, faz hoje parte das ambições de todas as sociedades desportivas.
Esta fase derradeira da Allianz CUP é um momento único no futebol nacional e vai ao encontro daquilo que tem sido uma aposta crescente da Liga Portugal, ou seja, a promoção de um espetáculo para as famílias, com uma envolvente que vai muito para além do jogo propriamente dito e, inclusive, do próprio estádio. Foi esse o objetivo quando, há três épocas, criámos o conceito de Semana do Futebol e de Fan Zone associadas à final-four, enriquecendo o acontecimento desportivo com um conjunto de atividades paralelas, orientadas para as novas tecnologias, o entretenimento e a cultura.
Foi assim há três anos, em Faro. Na época passada, em Braga, essa semente recebeu "inputs" acrescidos, com maior investimento e mais ambição, e este ano volta a ser uma aposta ainda mais forte do que em 2018.
Posso afirmar, sem qualquer dúvida, que a Taça da Liga é hoje uma competição com um impacto muito positivo a todos os níveis, o que, aliás, ficou demonstrado no balanço da final-four da última época, com mais de 100 mil pessoas a passarem pela Fan Zone e um retorno televisivo, mediático e financeiro muito positivo.
Para a edição deste ano as nossas expectativas são ainda maiores. Acreditamos que o facto de termos os quatro primeiros classificados da Liga NOS a disputarem a final-four e o título de Campeão de Inverno vai elevar ainda mais o impacto desta competição, nomeadamente em termos de lotação do Estádio Municipal de Braga nos três jogos e de share televisivo.
Este é o caminho que queremos para o futebol profissional em Portugal, com cada vez maior envolvimento, jogos mais espetaculares, profissionalismo, visibilidade a nível nacional e internacional.
A Allianz CUP tem hoje uma identidade. É uma competição madura. Um exemplo do rigor, talento e profissionalismo que a Liga Portugal quer para o futebol profissional. Este troféu faz hoje parte do sonho e da ambição de todas as equipas, de todos os atletas, de todos os treinadores.