Fechada a ronda 14 da Liga Bwin, tempo para um balanço.
Corpo do artigo
O árbitro Fábio Melo marcou quatro penáltis no V. Guimarães-Tondela (3-1 em g.p.). O fartote de faltas na grande área atirou os vimaranenses para a liderança do ranking das equipas com mais castigos máximos, com sete, sendo que estes valem agora um terço (33%) dos golos dos conquistadores (sete em 21)!
A equipa que mais se lhe aproxima é o Tondela, equipa que defrontou os conquistadores nesta jornada e que teve, como escrevemos em cima, o tal penálti que os isolou no segundo posto.
Ao contrário do que seria de supor, os "grandes" não fazem grande figura aqui, estando remetidos ao meio da tabela, como é o caso do Sporting (três), ao passo que Benfica e FC Porto só têm uma.
Curiosamente, há uma equipa que nem de uma oportunidade dispôs sequer: o Belenenses. No que se refere aos penáltis apontados contra, o Santa Clara é a equipa que está pior. Os açorianos, que estão a fazer um campeonato sofrível - ocupam a 16.ª posição com apenas dez pontos - já cometeram sete penáltis, todos eles convertidos em golo.
Os 37 golos de penálti na Bwin Liga (entre todas as equipas) representam agora 11% dos 335 golos.
Curiosidades
8 assistências Ninguém faz tantas assistências na I Liga como Rafa (Benfica). As duas com o Famalicão isolaram-no mais no ranking, tendo agora oito, mais três do que Taremi (FCP) e Kiko Bondoso (Vizela).
3.ª substituição Alireza, guarda-redes do Boavista, saiu ao intervalo. Das 1128 substituições na Bwin Liga, só três foram de guardiões: Bracali (Boavista), Fernando (Arouca) e Ricardo Fernandes (Santa Clara) foram os suplentes utilizados.
24"" golo mais rápido O golo de Cryzan (Santa Clara) logo ao abrir do jogo, aos 24 segundos, igualou o tempo do autogolo de Kau (Belenenses, 12.ª jornada). Estes dois estão no top-10 dos mais "velozes" das últimas 19 épocas.
9 na pequena área O Famalicão demonstra uma vitalidade equiparada aos "grandes" no número de golos apontados em remates da pequena área: 1.º Benfica, 10; 2.ºs Famalicão e FC Porto, 9; 3.º Sporting, sete.
1.ª reviravolta por dois O V. Guimarães conseguiu uma reviravolta no resultado depois de perder com o Tondela por dois golos. Isto já não acontecia na Liga desde 2018/19, quando o Tondela virou um 0-2, com o Portimonense (28.ª jornada).
5.ª chicotada Com as saídas de Jorge Simão (Paços de Ferreira) e Nuno Campos (Santa Clara) sobem para