Noronha Lopes: "Porquê ser remunerado enquanto presidente? Por princípio e transparência"
João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, deu uma entrevista à CMTV esta segunda-feira
Corpo do artigo
Sobre futuro e após notícias sobre prejuízos, disse querer receber salário. O Benfica é que precisa de si, João Noronha Lopes não precisa do Benfica...? "23 milhões de euros nos últimos anos, acha que preciso do Benfica? Por duas questões, princípio e transparência. Os sócios do Benfica aprovaram os novos estatutos, ao permitirem a remuneração querem alargar que mais pessoas possam ser presidentes."
Se não recebesse havia falta de transparência? "Os sócios têm de saber exatamente o que o presidente está a fazer e que é remunerado por isso. Quem fixa a remuneração dos Órgãos Sociais não sou eu, é a Comissão Independente dos Órgãos Sociais."
Se tem tanta riqueza acumulada porquê receber salário? Luís Filipe Vieira e Rui Costa dizem que não vão receber... "Entendo, mas é por transparência. Quem dedica tempo ao Benfica deve ser remunerado. No portal da transparência vão estar as remunerações dos Órgãos Sociais e os critérios a presidirem eventuais bónus, como quaisquer comissões de transferências. Se houvesse dúvidas sobre transparência de João Noronha Lopes espero que hoje não haja dúvidas. Uma das chaves desta candidatura é a transparência."
Teme que a polémica possa ter reflexos na eleição? "Espero que depois desta oportunidade todas as dúvidas tenham sido esclarecidas. Não tenho nada a esconder, tenho currículo à prova de bala e sou livre e com recursos que permitem independência até ao final da vida."
Vai ganhar? "Vou ganhar, vai ser o maior orgulho da minha vida. Sempre quis ser, estou preparado, a equipa sabe perfeitamente o que fazer."
Qual o principal adversário? "Os meus dois principais adversários são Luís Filipe Vieira e Rui Costa, que simbolizam o passado. Enquanto Luís Filipe Vieira justifica o passado e Rui Costa se desculpa pelo presente eu faço propostas para o futuro do Benfica."
Tem contrato para Bernardo Silva para janeiro? "É um grande jogador, um dos maiores talentos do Benfica, quer vir para o Benfica e farei tudo o possível. Estou perfeitamente convicto que isso vai acontecer. Em janeiro? Tenho contrato à espera, ele tem contrato com o Manchester City. Vai tornar-se livre para assinar por outro clube em janeiro. Grande jogador, grande talento, simboliza o que os benfiquistas gostam de ver em campo, inteligência, entrega, mística."
José Mourinho quer um avançado possante? "Grande treiadnor, será o meu treinador no dia 26 de outubro, tenho estrutura que vai criar todas as condições para que possa ser campeão. Mercado? Não falo com ele nesta altura. No dia 26 de outubro vou sentar-me com José Mourinho e vamos falar do futuro. Estou profundamente respeitador da vontade, mas convencido de que vou ser eleito dia 25."
Pode prometer que o Benfica vai ser campeão? "Não prometo. Prometo trabalho, entrega, que o Benfica vai estar com contas em ordem e com equipa unida a remar toda para o mesmo lado e que o Benfica vai ser defendido em todas as entidades do futebol português."