Coordenador dos homens da baliza do Sporting ao nível da formação, o antigo jogador recordou partilhou alguns episódios da carreira por videoconferência
Corpo do artigo
Convidado pelo grupo de Facebook: "Futebol na Ilha Terceira" para participar numa videoconferência, Nélson Pereira falou da sua experiência enquanto treinador de guarda-redes do Sporting. "Na fase de construção, não houve assim tantas mudanças. Quando veio o Jorge Jesus houve algumas alterações, em termos da participação do guarda-redes. Depois, houve treinadores que acrescentaram algo, mas sem retirar o que de bom tínhamos feito. No Sporting, todos os treinadores gostam de jogar com uma defesa subida e há uma outra situação na forma como a equipa defende, mas não foi preciso mudar muito no guarda-redes", afirmou o antigo jogador dos leões, que se sagrou campeão em 1999/2000 e 2001/2002.
Na época do primeiro título, Nélson teve Peter Schmeichel como companheiro de equipa e recordou algumas lições que o gigante dinamarquês lhe deu. "Ele costumava dizer que nós não temos de fazer muitas defesas. Nós temos é que posicionar bem os defesas para impedir que os adversários façam muitos remates", revelou, lembrando um episódio com António Medeiros na época em que jogava no Torreense: "Obrigava-me a chutar a bola o mais longe possível. Dizia-me: 'se pões a bola no central para sair a jogar, és substituído'", contou.