Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto, morreu aos 78 anos
Corpo do artigo
Treinador considera que "nos últimos anos, Portugal esqueceu um histórico do nosso desporto". LER ARTIGO
Octávio Machado diz que morreu uma grande figura do futebol português. "Nunca mais falámos", recorda. LER MAIS
Adjunto de Sérgio Conceição fala de "um senhor do futebol português". LER ARTIGO
"Sucesso internacional do FC Porto é o maior marco de Artur Jorge", refere
António Simões recorda Artur Jorge como "intelectualmente à frente". LER MAIS
António André, antigo futebolista, lembra a importância do treinador. "Artur Jorge tocou-nos com sinceridade no coração", diz
"É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos", lê-se no comunicado.
O avançado argelino Rabah Madjer apresentou esta quinta-feira condolências à família de Artur Jorge, que morreu hoje, aos 78 anos, e ao FC Porto, clube no qual foi orientado pelo antigo treinador.
“Tomei conhecimento da triste notícia do falecimento do meu antigo treinador Artur Jorge, com quem conquistei vários títulos incluindo a Taça dos Campeões Europeus de 1987. Gostaria de apresentar as minhas sinceras condolências à sua família e ao FC Porto. Descansa em paz”, afirmou Madjer, citado pelo clube azul e branco nas redes sociais.
João Pinto recorda incentivo do treinador na final de Viena. LER MAIS
Candidato à presidência do FC Porto escreveu uma nova mensagem de condolências, agora através da página oficial da candidatura.
Rui Águas recorda nome invulgar do futebol nacional. LER MAIS
Bandeirinha, Madjer, Futre e Vítor Baía, antigos jogadore do FC Porto, recordam Artur Jorge, em declarações aos meios de comunicação dos dragões. LER MAIS
Artur Jorge foi adjunto de José Maria Pedroto, com quem era casada Cecília Pedroto. LER MAIS
Mário Campos lembrou os tempos em que partilhou balneário com Artur Jorge na Académica de Coimbra. LER ARTIGO
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio em todos os jogos que organiza a partir desta quinta-feira.
Damásio lembra que contratou treinador “com melhor currículo”. LER ARTIGO
O técnico Carlos Queiroz afirmou hoje que o antigo futebolista e treinador Artur Jorge, que morreu aos 78 anos, conseguiu feitos “extraordinários e brilhantes”, naquela que foi uma “carreira impar” no futebol português.
“Estimado Campeão Artur Jorge. Todas as palavras que possam ser escritas ou ditas agora, não conseguirão nunca exaltar com justiça os extraordinários e brilhantes feitos de uma carreira ímpar ao serviço do futebol português”, afirmou o treinador luso, também antigo selecionador nacional.
Queiroz salientou ainda que a memória de Artur Jorge perdurará em todos os que o admiravam, dentro e fora do campo.
“Sentimos e sabemos do teu exemplo de Campeão, Homem, Jogador e Treinador, que chegou e partiu maior do que tudo e todos. Um forte e carinhoso abraço para todos os que em paz te amam e a quem desejo toda a coragem e conforto neste triste momento”, disse.
Filho de José Maria Pedroto vinca legado de uma “pessoa singular”. LER MAIS
Pedro Proença refere que Artur Jorge ficará para a história como "um jogador diferenciado e um treinador que ajudou a colocar o nome de Portugal no mundo".
O presidente da Assembleia da República destacou hoje o antigo futebolista e treinador Artur Jorge como um homem culto com preocupações cívicas e lembrou a conquista da taça dos campeões europeus quando orientou o FC Porto.
“Evoco a memória de Artur Jorge, jogador, treinador e selecionador nacional de futebol, além de homem culto, com preocupações cívicas, e poeta. A ele devemos, entre outros feitos, a conquista, na célebre final de Viena, em 1987, da primeira Taça de Campeões Europeus pelo Futebol Clube do Porto”, escreveu Augusto Santos Silva na sua conta na rede social X (antigo Twitter).
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, recordou hoje os “inúmeros feitos” do antigo futebolista e treinador Artur Jorge, que morreu aos 78 anos.
“Faleceu Artur Jorge. São inúmeros os feitos como jogador, treinador e selecionador nacional. Será sempre recordado como o primeiro treinador português campeão europeu e como uma personalidade marcante no futebol português. À família e amigos, os meus sentimentos”, escreveu o governante, na rede social X.
Declarações de Pinto da Costa. LEIA AQUI
Presidente dos dragões lembrou o que antigo treinador disse ao intervalo da noite em que o FC Porto se sagrou campeão europeu, em 1987.
Declarações de Sérgio Conceição ao Porto Canal. LEIA AQUI
O Presidente da República lamentou esta quinta-feira a morte do antigo futebolista e treinador Artur Jorge e destacou, entre os títulos da sua carreira, a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1986/1987 quando treinou o FC Porto.
Paris Saint-Germain recorda homem erudito que deu segundo título nacional.
Presidente da Académica recorda homem que marcou desporto nacional.
Fernando Gomes assume consternação por figura indelével do futebol.
O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) lamentou esta quinta-feira a morte de Artur Jorge, primeiro presidente e sócio número um, salientando que teve um papel fundamental na afirmação do organismo.
Toni diz que futebol português perde "figura marcante". LER MAIS
Candidato à presidência do FC Porto recorda as conquistas europeias do treinador ao serviço dos dragões - venceu a Taça dos Campeões Europeus, em 1987.
Benfica expressa sentidos pêsames pelo goleador e treinador. LEIA MAIS
Leia o comunicado da Liga Portugal.
Clube de Belém apresenta os pêsames pela morte do histórico jogador e treinador português.
Leia a nota da Federação Portuguesa de Futebol.
Leia o comunicado dos vitorianos.
Em declarações à BTV, Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, reagiu à morte de Artur Jorge, antigo jogador e treinador dos encarnados. Veja o vídeo
André Villas-Boas, ex-treinador do FC Porto e atual candidato às eleições do clube do FC Porto, reagiu prontamente nas redes sociais.