Marcelo fala do mandato de Fernando Gomes: "Raríssimo e praticamente sem precedentes"
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou esta terça-feira a seleção portuguesa de futebol de praia e falou do mandato de Fernando Gomes.
Corpo do artigo
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF): "Não é a primeira vez que vimos ao Palácio de Belém receber a exaltação dos feitos dos atletas, das equipas técnicas, e da FPF, e não sendo a primeira vez, espero que também não seja a última. Para nós, com a nossa vontade, o nosso saber, a nossa competência, temos elevado o nome de Portugal por esse mundo fora e é um enorme prazer uma honra muito grande estar novamente aqui no Palácio de Belém para receber as condecorações. É de realçar que, neste momento, a FPF é campeã da Europa de futebol onze, de futsal, de futebol de praia e agora renovou o título de campeão do Mundo de futebol de praia. Um agradecimento por esta honra e esperamos que não seja a última vez que estamos aqui na sua presença".
Marcelo Rebelo de Sousa: "A minha primeira palavra vai para o presidente da FPF para dizer aquilo que várias vezes disse de forma menos pública. Raras vezes se encontra num mandato como o seu, tantas realizações importantes para o desporto em Portugal e, portanto, para Portugal. É raríssimo e praticamente sem precedentes. Recordou alguns dos títulos e só recordou alguns. Foi modesto nessa recordação, mas que significam muito trabalho, muita liderança, muito planeamento e muita dedicação. Esses êxitos são muito da FPF e da liderança, não é fruto do acaso, é fruto de um trabalho sistemático em que tudo faz sentido. A minha segunda palavra é para os vencedores, que acabaram de chegar, para vos dizer que recordo que o meu antecessor celebrou a vitória há quatro anos. Celebrou e condecorou e depois houve aqui um intervalo, mas a vida é assim. Ganha-se e nem sempre sempre é possível ganhar todos os títulos. Há momentos difíceis e temos tido disso em todos os escalões. Somos, portanto, no futebol de praia, os melhores do mundo e isso é mais um exemplo para todos os portugueses. Sempre que somos os melhores há um orgulho nacional, há um orgulho próprio, há uma autoestima que sobe, que aumenta, que se eleva e isso é positivo para tudo. Desde logo para os mais novos. É com alegria que nos vamos encontrando em vitória após vitória. Esta foi uma vitória esmagadora. Esta foi esmagadora, mas que traduziu da vossa parte muito trabalho, muita dedicação, muita competência. Sei que um ou outro está a atingir um momento na vida em que, gostando do futebol de praia, está a pensar em deixar de competir, mas todos os que estão a pensar nessa mudança de ciclo e todos os que têm a viver na modalidade, vocês estão nos corações dos portugueses. Estas condecorações são dadas em nome de todos os portugueses".