MAGAZINE SPORTING - Uma semana marcada pelo desempenho decisivo de Bruno Fernandes nas "meias" da Taça frente ao Benfica. Mas houve mais leões em foco.
Corpo do artigo
A semana do leão foi feita de incertezas, polémicas, recursos, pactos e triunfos. Apoteóticos pela carga emotiva de uma final da Taça perdida que ainda é ferida por sarar em Alvalade e pelo intérprete maior que por ali agora mora, Bruno Fernandes.
Braço de ferro por Ristovski deu... em nada
Protagonista de parábola idêntica no dérbi da primeira mão, no qual foi despenalizado horas antes do dérbi na Luz para a Taça, Ristovski voltou a estar no centro das atenções. Expulso aos 88' em Chaves, com recurso ao VAR em lance que Manuel Mota começou por ajuizar como sendo merecedora de vermelho para um flaviense, o macedónio suscitou reação pronta dos leões. A insistência dos responsáveis do emblema de Alvalade, porém, não seria atendida e o camisola 13 não pôde constar das opções de Marcel Keizer para o tira-teimas com o Benfica na Taça de Portugal.
Bas Dost de baixa... prolongada
Se era Bruno Fernandes a grande incógnita para a visita a Chaves, depois de ter sido dispensado dos trabalhos da seleção, lesionado, a principal baixa para esse jogo (e para os que se seguiriam), seria... Bas Dost. O avançado holandês falhou a visita a Trás-Os-Montes e a receção ao Benfica. Quem não perdeu a oportunidade foi Luiz Phellype, que se estreou a marcar, e logo com um bis, não contendo a emoção.
1113552826620362752
Bruno Total Fernandes
E depois, há... Bruno Fernandes. O médio com registos de avançado de elite que vai cilindrando recordes e colecionando admiradores, entre sportinguistas e rivais, voltou, depois de deixar a eliminatória em aberto na Luz, a ser decisivo e a colocar os leões no Jamor. O capitão leonino assumiu que quer deixar a sua marca não só no clube de Alvalade, como no futebol europeu. Apesar de significar golos - muitos, 40, à ordem de 26 tiros certeiros e 14 assistências -, Bruno Fernandes é muito mais - como O JOGO demonstrou, por "a" mais "b" e o seu diretor, José Manuel Ribeiro, sustentou, de forma inequívoca.
Jamor e Academia numa ironia mordaz
Um dia depois do Sporting, com um triunfo (1-0) sobre o Benfica enaltecido por Marcel Keizer e Frederico Varandas, garantir o regresso ao Jamor para discutir, desta feita com o FC Porto, a final da Taça de Portugal, perdida o ano passado para o Aves, dias depois do ignóbil ataque à Academia, ficou a saber-se a data do arranque da fase de instrução do caso: os primeiros arguidos serão ouvidos a 13 de maio, Bruno de Carvalho no dia seguinte, a 14 - um dia antes de se cumprir um ano sobre o assalto e as agressões verificadas a 15 de maio de 2018.