Números sustentam a força do capitão em todas as áreas do jogo e desvendam a magnitude da sua importância no Sporting.
Corpo do artigo
Encarnando um daqueles cometas que passam de vez em quando pelo futebol português, tal a sua superioridade em comparação com a grande maioria dos executantes que o povoam, Bruno Fernandes tem protagonizado uma daquelas épocas à imagem de Messi ou Ronaldo ao desempenhar, jogo após jogo, o papel de abono de família do Sporting.
A exibição magistral do capitão leonino no dérbi da passada quarta-feira, coroada com o golo que empurrou a turma de Alvalade rumo ao Jamor, ajudou a forjar ainda mais um estatuto de jogador total que é bem ilustrado pelos números do camisola 8, no campeonato.
Bem mais do que um homem de golos e assistências, Bruno Fernandes tem mostrado a sua força em diversas áreas do jogo e está presente no top 5 de onze rankings da Liga (ver infografia). Desde logo, o capitão do Sporting lidera no número de remates totais (90 contra os 73 de Galeno, do Rio Ave) e de remates de fora da área, com quatro de 57 a terem resultado em golo, em 2018/2019. Ao nível do número de passes totais, o médio leonino só está atrás dos benfiquistas Grimaldo, Rúben Dias e Pizzi, mas supera essa concorrência no capítulo do número de passes para a profundidade, passes para o último terço e passes-chave, onde se apresenta como o rei e senhor do campeonato.
Contudo, um dos rankings que mais ajuda a mostrar que estamos perante um autêntico dono da bola é o dos passes progressivos. Intruso numa lista dominada por defesas-centrais - Rúben Dias (Benfica), Vasco Fernandes (V. Setúbal), Gonçalo Silva (Belenenses) e Zainadine (Marítimo) -, Bruno Fernandes mostra a sua apetência para agarrar o jogo em zonas mais recuadas do terreno e empurrar a equipa para junto da área adversária, onde, posteriormente, surge para fazer a diferença. A tudo isto ainda junta uma capacidade de manter um ritmo alto e constante durante os 90 minutos, que o ajuda a ser um dos principais protagonistas na pressão à primeira fase de construção dos adversários.
Multifacetado ao ponto de figurar entre extremos e laterais no topo do ranking dos cruzamentos, o líder, agitador, goleador e maestro do Sporting tem visto o seu nome envolvido no corrupio do mercado, mas a perspetiva de outros (milionários) voos não têm sido suficientes para desviar a sua atenção do que ainda falta jogar até ao final da temporada. "O foco tem de ser pensar na equipa e deixar os golos de lado. Mas se marcar também estou a ajudar a equipa. Espero conseguir ainda mais e melhor, porque o Sporting merece e estou aqui para servir o clube da melhor maneira que conseguir", afirmou Bruno Fernandes, em entrevista recente ao canal do clube por ocasião dos cem jogos realizados com o leão ao peito. Recorde-se que, em 2018/19, o camisola 8 já ultrapassou António Oliveira e Balakov na lista de médios com mais golos numa só época na história do Sporting.
O recorde europeu de Lampard está mais perto de ser batido
Com impressionantes 26 golos apontados esta temporada, Bruno Fernandes está a um tiro certeiro de igualar o recorde de Lampard, médio que em 2009/10, ao serviço do Chelsea, festejou por 27 vezes. O capitão dos leões até poderá superar a marca dos médios mais concretizadores e já manifestou vontade de ultrapassar o ex-internacional inglês. "É um objetivo importante, pois estaria a fazer história no Sporting e no futebol europeu", referiu o médio goleador no lançamento do dérbi que resolveu à Sporting TV. Agora, prepara-se para entrar na história.
Tendência para marcar da direita
Golos, golos e mais golos. Mais do que a referência maior do ataque dos leões, o avançado holandês Bas Dost. Bruno Fernandes leva 42 de leão ao peito, 26 dos quais apontados esta época. Os dois apontados nos dérbis da Taça valeram o regresso ao Jamor. E o golo marcado quarta-feira, ao Benfica, foi conseguido de onde o camisola 8 dos leões mais atira a contar: dentro da área, descaído sobre a direita - conforme se pode constatar na infografia ao lado. Seguem-se os que estão um pouco mais atrás, já de fora da área, mas também sobre a direita. Mas Bruno Fernandes marca de quase todo o lado. Conta com quatro golos de livre, dois em cada época, e tem sete castigos máximos na conta pessoal. Esta época, com 26 golos e 14 assistências, tem participação direta em 40 dos 92 golos da equipa, o que corresponde a 43,% dos tiros certeiros em 2018/19.