Recorde os principais acontecimentos da semana no universo portista, da eliminação da Champions - passando pelas contas - e o regresso à luta pela revalidação do título nacional.
Corpo do artigo
O FC Porto começou a semana com um triunfo fácil em Portimão (3-0), com golos de Brahimi, Marega e Herrera. O aperitivo para a noite europeia estava servido, mas o jogo com Liverpool não foi épico com os adeptos esperaram. O Dragão encheu, a coreografia foi original e os azuis e brancos começaram por asfixiar os ingleses, mas o problema de ineficácia manteve-se e aos 26' foi Mané a marcar (com recurso ao VAR) no primeiro remate do Liverpool. O FC Porto já tinha feito 13 remates, mas nenhum deu em golo e só mesmo Éder Militão conseguiu bater Alisson, já na segunda parte e com a eliminatória decidida. Jorge Maia, diretor adjunto de O JOGO, sabe que a este nível, o desperdício é um pecado sem remissão.
O FC Porto saiu da Liga dos Campeões com mais de 78 milhões de euros no bolso e um contributo muito importante para o ranking português da UEFA. Manuel Queiroz acredita que o desempenho nesta prova ajudou a esclarecer quais os melhores jogadores da época portista. Consegue adivinhar quais? É só ler aqui. A Europa também aplaudiu o trajeto do FC Porto e destacou o massacre dos primeiros 20 minutos. Para não ter de percorrer os sites da mais diversa imprensa internacional, fizemos um resumo.
10815182
Sérgio Conceição lamentou os lances desperdiçados a este nível, mas elogiou a prestação da equipa, num conjunto de elogios que se estenderam a outros quadrantes, inclusive do Liverpool. Klopp ficou rendido ao Dragão e a um apoio que considerou invulgar. Na verdade, todos os jogadores aplaudiram os quase 50 mil portistas que pintaram o Dragão e nunca pararam de cantar, mesmo a cada golo marcado pelo Liverpool. Alex Telles elogiou uma equipa de guerreiros e o treinador dos reds destacou dois jogadores. O VAR, que ajudou a resolver no Dragão e continuou na moda por causa dos jogos entre Manchester City e Tottenham, E.Frankfurt e Benfica, mereceu uma reflexão de Joel Neto.
https://www.instagram.com/p/BwZDwg6gpOo/
10805053
O treinador do FC Porto queixou-se da Liga de Clubes, ainda antes de defrontar o Liverpool, por esta não ter autorizado a que o jogo com o Santa Clara fosse segunda-feira. Um dia depois soube da decisão da Federação Holandesa adiar a jornada para proteger o Ajax nas meias-finais da Champions e aplaudiu via Twitter. Na Conferência de Imprensa para lançar o jogo deste sábado com o Santa Clara, o treinador apontou à primeira de cinco finais, frisou que cada vez a margem de erro é menor e expressão a convicção de que é mais difícil defrontar uma equipa tranquila na classificação do que uma que joga desesperadamente à procura de pontos. O mais importante da mesma foi, porém, a forma como saiu em defesa de Marega e Otávio, que se expuseram a algum falatório no pós-Liverpool. O caso do médio é o mais sério, pois este fez uma publicação em que pediu desculpa pelo erro que deu o primeiro golo ao Liverpool. "Erro de todos", respondeu Conceição.
https://www.instagram.com/p/BwYHaF_hzFY/
1118950332615331845
Por fim, duas notícias "alternativas". Uma de futuro, com a renovação de Mor N'Diaye, trinco senegalês de 18 anos que brilha na equipa de juniores que na próxima semana vai discutir o título europeu da categoria. A outra tem a ver com o passado e o desaparecimento de um antigo jogador do clube. Quinzinho, o alegre angolano que fez parte do penta com oito golos em 24 jogos, em épocas com Bobby Robson e Fernando Santos. O angolano, pai de Xande Silva, avançado que o V. Guimarães vendeu ao West Ham no último verão, saiu para correr em Alverca, sentiu-se mal e viria a falecer. Em Angola, o campeonato local Girabola decretou um minuto de silêncio em todos os jogos. Por cá, Vilfafranquense, Rio Ave e FC Porto foram alguns dos clubes que emitiram notas de pesar. Se não se lembra bem do jogar, pode recordar algumas imagens e vídeos aqui.