Os dois laterais são os únicos jogadores da equipa minhota que foram titulares nas sete primeiras jornadas da I Liga. Contratado esta época, Rodrigo Abascal já faz parte do núcleo de jogadores indiscutíveis, tendo apenas falhado um jogo, logo na ronda inaugural, contra o FC Porto, por estar lesionado.
Corpo do artigo
O início de época abaixo das expectativas tem provocado diversas alterações, mas Miguel Maga e João Mendes apresentam-se como verdadeiros resistentes. Os dois laterais são, inclusive, os únicos jogadores da equipa minhota titulares nas sete primeiras jornadas.
O arranque da temporada tem sido marcado por diversas alterações táticas. Luís Pinto apostou inicialmente no 3x4x3, com Miguel Maga a funcionar como central pelo lado direito, enquanto João Mendes atuava como ala esquerda. Com a passagem para o 4x2x3x1, os dois voltaram às posições de origem para jogarem como laterais clássicos.
Desde a primeira jornada, contra o FC Porto, o mercado levou ainda Borevkovic, Tiago Silva, Nuno Santos e Tomás Händel. Outras alterações foram surgindo, daí resultando a perda de estatuto de titulares, concretamente Charles, Miguel Nóbrega, Vando Félix e Oumar Camará. Gustavo Silva é a mais recente baixa, mas devido a uma lesão muscular que o vai afastar dos relvados nos próximos quatro meses. Miguel Maga e João Mendes resistiram a tudo e continuam intocáveis para o treinador do V. Guimarães.
Titular em todos os jogos, a dupla perdeu escassos minutos. O lateral-esquerdo soma 598 minutos, mais 19 minutos do que o companheiro que atua no lado direito.
A lista de jogadores utilizados nas sete primeiras jornadas inclui ainda Nélson Oliveira e Alioune Ndoye. Este último é até um caso curioso, tendo em conta que ainda não foi titular e soma apenas 147 minutos. No caso do internacional português, só não jogou de início na primeira jornada, no Estádio do Dragão, mas já soma 473 minutos.
No grupo de pedras basilares está ainda Rodrigo Abascal. O central foi titular nas últimas seis jornadas e só não é totalista porque não defrontou o FC Porto, devido a lesão. Mesmo assim, soma 540 minutos, cotando-se já como terceiro jogador mais utilizado da equipa.
Lucas Furtado teve estreia à vista
Lucas Furtado voltou a ficar no banco da seleção do Brasil, que está a competir na fase final do Campeonato do Mundo de sub-20, mas esteve perto de estrear-se na prova na madrugada de quinta-feira, contra Marrocos. O guarda-redes do V. Guimarães chegou, inclusive, a aquecer, numa altura em que Otávio Costa, que joga do Cruzeiro, sofreu uma lesão, aos 64', mas recuperou e não houve necessidade de ser substituído. O Brasil perdeu (2-1), depois de empatar (2-2) com o México, e volta a jogar amanhã, contra a Espanha.