Titular pela primeira vez diante do Santa Clara, espanhol foi um dos que mais se destacou. Extremo mereceu voto de confiança de Luís Pinto após ter dado boas indicações na derrota com o Alverca. Há mais jogadores convocados para as respetivas seleções, um deles Telmo Arcanjo
Corpo do artigo
Ainda a procurar encontrar-se como equipa depois da transformação no último mercado de transferências, o Vitória de Guimarães tem tido algumas rotações no onze, com Luís Pinto a dar um voto de confiança a vários atletas. O último foi Fabio Blanco, que depois de ter deixado boas indicações no desafio com o Alverca, que terminou com uma derrota para os minhotos, mereceu a titularidade no jogo com o Santa Clara, no D. Afonso Henriques, podendo ter ganho outro estatuto na equipa.
Irreverente e veloz nas alas, o jogador espanhol, que está a cumprir a segunda temporada em Portugal após uma passagem pelo Marítimo na última época, ajudou a inclinar a equipa para a frente e a dar mais velocidade, num desafio em que os conquistadores estiveram em desvantagem no marcador durante uma hora. À semelhança do encontro com o Alverca, Blanco voltou a ser um dos melhores jogadores em campo e foi preponderante, a par de Samu, para o regresso dos conquistadores aos triunfos. Com passagens por clubes como Valência, Eintracht Frankfurt ou Barcelona, o extremo, que já jogou também pelas seleções jovens, pode atuar nos dois corredores, mas, geralmente, alinha pela esquerda, fazendo uso do pé direito para diagonais para espaços interiores, além de ser um jogador de transporte, que gosta de servir os companheiros e impor criatividade e velocidade.
Na última temporada, pelos insulares, Fabio Blanco, que assinou pelo Vitória de Guimarães no último mercado de transferências, disputou 16 jogos e fez duas assistências, tendo sido um dos grandes responsáveis pela subida de forma dos madeirenses.
Agora em pausa para a competição, os conquistadores vão ter mais tempo para trabalhar os processos, mas Luís Pinto não poderá contar com seis jogadores. Além de Beni Mukendi, chamado para a seleção angolana, também Telmo Arcanjo foi convocado por Cabo Verde, que tenta assegurar a primeira presença da história num Mundial. Tony Strata, pelos sub-21 da Roménia, e Matija Mitrović, pelos sub-21 da Sérvia, também vão ter compromissos pelos respetivos países, além de Gui Ribeiro e Miguel Nogueira, nos sub-20 de Portugal.