Treinador do Vitória de Guimarães considerou que o triunfo foi "fundamental" na corrida por um lugar europeu e ficou satisfeito com o crescimento demonstrado depois do "penálti falhado" pelo Aves
Corpo do artigo
Na análise à vitória sobre o Aves, Ivo Vieira, treinador do Vitória de Guimarães, considerou que o triunfo da sua equipa foi justo mesmo sem ter rubricado uma "exibição de luxo".
"O Vitória habituou as pessoas a um bom futebol, mas esta noite não foi uma exibição de luxo. Uma primeira parte muito intensa e depois na segunda parte equilibramos. Foi um jogo ganho mais na vontade. O terreno estava um bocado irregular e o Aves criou-nos alguns problemas. Soubemos sofrer, foi fundamental percebermos que o jogo seria de sofrimento. A segunda parte foi toda nossa, crescemos no jogo depois do penálti falhado. Somos acusados de jogar bem e não ganhar. Não tivemos um jogo de grande qualidade, a exemplo de tantos outros, mas houve um jogo de sacrifício. Os jogadores trabalharam e lutaram muito e conseguiram este resultado fantástico de forma justa.".
Capacidade física para contrariar estratégia do adversário
"Não temos jogadores fisicamente muito robustos, temos jogadores que procuram tratar bem a bola. Excetuando o jogo passado com o FC Porto [derrota por 2-1], em que não entrámos tão bem, normalmente o Vitória entra bem, a dominar e a ter mais bola do que os adversários. Hoje não entrámos bem, também por mérito da pressão do Aves e alguma irregularidade do terreno, que não deu conforto aos nossos atletas para circular a bola por trás. Houve muitas perdas no passe e isso criou-nos dificuldades. Depois, bloquearam os nossos dois médios de construção e isso fez com que não chegássemos ao último terço com qualidade, tal como é apanágio desta equipa. A segunda parte foi completamente diferente. Temos de valorizar a segunda vitória fora sem sofrer golos, o que é bom e pode fazer a equipa crescer. Na altura do penálti, que podia alterar o rumo do jogo, crescemos e atacámos mais a baliza adversária. O adversário criou-nos alguns problemas no jogo direto, com quatro ou cinco homens robustos e possantes na frente, mas também acrescentámos alguma intensidade nos últimos 30 minutos, em que a equipa teve caráter e um bom comportamento".
Resultado importante para o objetivo europeu
"É um triunfo fundamental. Há que valorizar a vitória por 2-0. Vamos continuar a ser competitivos, temos uma fase para amealhar pontos e vamos correr atrás do nosso objetivo".