Vencer o Nacional é um hábito que pode levar à conquista do tri pela primeira vez por um técnico luso.
Corpo do artigo
Com o Benfica na frente do campeonato, Rui Vitória procura conduzir o emblema encarnado novamente à conquista de um tricampeonato, algo que não sucede há 39 anos. Enfrentando o maior jejum de sempre, as águias não conseguem vencer três títulos de forma consecutiva desde a série entre 1974 e 1977. E a favorecer a ambição do clube da Luz está o histórico diante do Nacional. Isto porque em 22 partidas na Luz frente ao conjunto alvinegro, o Benfica nunca perdeu, somando 18 triunfos e quatro empates. E as águias até já derrotaram o Nacional sob o comando de Rui Vitória, tendo vencido por 1-0 na primeira jornada da Taça da Liga, com um golo de Jiménez, aos... 90".
Analisando os confrontos dos encarnados no seu reduto apenas no campeonato, a tendência mantém-se, já que o Benfica soma, nesta prova, 16 triunfos e três empates, com 34 golos marcados e sete sofridos. E o último percalço caseiro diante da turma da Choupana foi já em 2008/09, na altura sob o comando de... Quique Flores. Ou seja, com Jesus, o Benfica venceu sempre, fechando as seis vitórias consecutivas com 22 golos marcados e cinco sofridos.
Depois do bicampeonato, conquistado por Jorge Jesus, o Benfica pode hoje celebrar o seu quinto tricampeonato da história, podendo Rui Vitória ser o primeiro treinador português a fechar o ciclo vitorioso. O primeiro tri foi alcançado entre 1962/63 e 64/65, seguindo-se em 1966 a 1969, de 1970 a 1973 (o único conquistado pelo mesmo técnico: Jimmy Hagan), e o já referido de 1974 a 1977 - as primeiras três séries foram interrompidas pelo Sporting, com a última a ser quebrada pelo FC Porto.