Jovem ala-direito assinou contrato de formação de um ano, mas há relação de confiança que dá tranquilidade. É visto como aposta de presente e futuro. Resposta às oportunidades agrada aos leões
Corpo do artigo
Com Porro e Esgaio no plantel, Gonçalo Esteves chegou a Alvalade no defeso, como jogador livre após a desvinculação do FC Porto, onde atuava nos escalões de formação, e apenas com a promessa de integrar o estágio de pré-temporada, ponto de partida para se começar a mostrar a Rúben Amorim.
Ainda com 17 anos, o jovem ala direito tem tido mais oportunidades das que inicialmente esperaria e a resposta tem agradado aos responsáveis do clube, que vão avançar para a sua renovação quando este cumprir os 18 anos, em fevereiro - à semelhança do que sucedeu no passado com Nuno Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, entre outros.
Gonçalo Esteves assinou contrato de formação válido por uma temporada e o compromisso entre as partes é o de avaliar o seu crescimento e as perspetivas do clube para o seu futuro mais à frente. E apesar da "precariedade" do vínculo atual, as partes estão confiantes e tranquilas num desfecho que leve à renovação pelo leões, que o pretendem blindar em fevereiro com novo contrato de longa duração.
Amorim, além de integrar o jovem atleta no plantel, está a dar oportunidades a Gonçalo Esteves na equipa principal (vai em quatro jogos), para somar minutos em patamar superior. E a resposta do camisola 87 tem sido muito positiva. O técnico e a SAD estão convencidos e encantados com o rendimento de Gonçalo Esteves, que não só é visto como uma aposta de futuro, como já do presente.
A relação, numa base de confiança e fidelidade entre as partes, dá tranquilidade ao Sporting que, assim, não receia a intromissão e sedução de clubes do estrangeiro por um jogador que, até assinar, facilmente poderia ser "roubado" aos verdes e brancos.
"O Esteves tem 17 anos, fez uma excelente exibição, está-se a habituar a defender mais tempo, tem que ter um rigor diferente. Ofensivamente é muito talentoso, especialmente quando carrega a bola. Está a crescer, vai ter muitas oportunidades e está a aproveitá-las. Gostei muito da exibição dele, está cada vez melhor a defender. Tem que continuar a trabalhar e aproveitar todos os minutos que tem", disse o técnico após o desafio com o Penafiel, na terça-feira.
Estreia à vista na Liga, a 6.ª prova
No sábado, dadas as baixas de Pedro Porro (lesão), Esgaio (covid-19) e ainda de Tabata (suspensão de um jogo), Gonçalo Esteves assumirá a titularidade de novo no flanco direito dos leões em Barcelos, num jogo que marcará a sua estreia na Liga Bwin. Depois de atuar na Liga 3, Youth League, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões, o principal campeonato português será a sexta prova em que participa na época 2021/22. Será um teste de fogo, dada a responsabilidade do clube, campeão nacional, que visa a revalidação do título.