Fernando Gomes no julgamento de Rui Pinto: "Sentimos que a nossa casa foi roubada"
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em declarações por videoconferência, no julgamento processo Football Leaks.
Corpo do artigo
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em declarações por videoconferência em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, admitiu que sente que a "casa foi roubada".
"Sentimento de enorme desconforto e também de pugnar para que não possam existir esses acessos. Estamos a proteger a informação, que é um bem público, temos um dever de transparência. Uma das questões que se levantava era a transparência, temos feito esse esforço e tudo o que fizemos durante este tempo", começou por afirmar.
"Criámos condições para que não pudesse ser acedida por meios ilícitos. Sentimos que a nossa casa foi roubada. Não deve ser partilhada com todos, não é justo nem correto que seja feito um acesso indevido e que questione a base de confiança entre entidades e FPF", concluiu Fernando Gomes.
Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto, procurou depois sustentar o efeito denunciante do cliente de Gaia. Perguntou se havia uma evolução e se os contratos deveriam ser divulgados.
"Não é só na Federação, houve uma alteração de regime jurídico graças a uma lei do Estado. A Federação defendeu a divulgação pública de documentos, mas não foi uma evolução.
Salários públicos? A minha posição a acordos entre entidades privadas é que só a eles lhes diz respeito. A responsabilidade de torná-los pública é deles. Não tenho problema, porém, em que sejam divulgados. Na sociedade onde vivemos temos de seguir os trâmites legais, se temos de reenviar para a FIFA e aí não está referenciado que são públicos, esses não têm de ser públicos", respondeu o líder federativo.
Já sobre fundos de investimento [TPO - Third Part Ownership; neste caso, em referência à Doyen] Fernando Gomes respondeu que "numa perspetiva de financiamento, desde que seja salvaguardada a competição e que não se condicione atletas e clubes", não tem nada a opor.
13020968