O lateral-direito de 17 anos estreou-se com o Casa Pia e fez chorar a mãe. O treinador portista não faz favores à formação, mas já lançou nove. Estas e outras histórias.
Corpo do artigo
Lembra-se o último Magazine FC Porto? Fábio Silva, um dos jovens da formação que Sérgio Conceição lançou esta época foi o ponto de partida para cinco histórias de cinco Dragões de Ouro Revelação. Em 2020, quem sabe não é Tomás Esteves a receber o prémio. O lateral-direito estreou-se no triunfo portista em Pina Manique, mandou um beijo à mãe, e com 15 minutos passou a ser o defesa mais jovem dos últimos 95 anos a jogar pelo FC Porto. Há outros números que ilustram a promessa de quem agora lhe falamos. Pode ler aqui. Mas o mais importante da história da primeira vez de Tomás foi contada pelos pais, Adelino e Clara, à reportagem do nosso jornal. Pode ler aqui.
11588845
Tomás Esteves tem 17 anos e faz parte de um grupo muito talentoso de dragões que, há meio ano, venceu a Youth League e garantiram a promoção à equipa principal. A 30 de junho, o jornalista António M. Soares já lhe contava a história do jogador (aqui) e em agosto, já depois de vários promissores jogos particulares pela equipa principal, revelamos que o jogador recusou o Barcelona para se afirmar no Dragão.
De Aboim das Choças para o Mundo, e fã do madridista Marcelo Tomás conquistou admiradores, como Diogo Queirós, seu antigo colega, ou Vítor Matos, hoje treinador adjunto do Liverpool, mas também Diogo Dalot, que o antecedeu no Dragão. Mário Silva, antigo treinador dos Sub-19, já o tinha elogiado. O reputado jornal britânico The Guardian também fala nele como uma das maiores promessas do futebol mundial, não só pelo trajeto no clube, mas pelo destaque também nas seleções por onde passa. Na de Sub-21 bateu outro recorde. Foi de Rúben Neves e aqui pode saber qual. "Há uns meses seria loucura", comentou o lateral.
No final, Tomás publicou um texto nas redes sociais e o seu instagram foi invadido por colegas a darem os parabéns. Sérgio Oliveira falou em humildade. Pepe não usa redes sociais, mas há uns tempos contou uma história que envolve o agora colega e, antes, desconhecido. Foi o nono jogador da formação a ser lançado por Sérgio Conceição em três épocas de FC Porto - nesta fotogaleria pode recordar os outros oito - mas o treinador garante que não está no FC Porto para promover estreias ou fazer favores a ninguém.
https://www.instagram.com/tomas_esteves2/?utm_source=ig_embed
O Magazine desta semana ia ficar por aqui, mas não seria justo que o grande golo de Zé Luís ao Paços de Ferreira não fosse, mais uma vez, destacado. Foi notícia em todo o lado. O FC Porto recordou outras bicicletas famosas no Dragão, de Falcao a Jackson.
11576984