O nono da formação e outros recordes de Tomás Esteves
Corpo do artigo
Tomás Esteves foi o oitavo menor de idade a jogar pelo FC Porto no século XXI. E dá-se a coincidência de outros dois que o conseguiram estarem no plantel atual: Fábio Silva e Sérgio Oliveira. Mas há mais. O recordista, ainda com 16 anos, foi o guarda-redes Kadú. Com 17, também Rúben Neves, Bruno Gama, Paulo Machado e o brasileiro Anderson o conseguiram.
Se se lembra bem de todos os jogadores que enunciámos, vai reparar que nenhum é defesa. De acordo com os dados do "Zerozero.pt", para encontrar um defesa a jogar pelo FC Porto com 17 anos é preciso recuar até 1924 - chamava-se Temudo. Mais ninguém o conseguiu. Festas, Diogo Dalot e Teixeirinha, que se seguem por esta ordem de idades, já tinham 18 anos no momento da estreia.
O nono jogador da formação lançado por Sérgio Conceição (Dalot, Jorge Fernandes, André Pereira, Bruno Costa, Diogo Leite, Romário Baró, Fábio Silva e Diogo Costa foram os outros) é da geração de Fábio Silva e tem partilhado balneário com o avançado nos últimos anos. Desde fevereiro que partilharam o campo em 11 ocasiões. E somaram... 11 vitórias.
LER REPORTAGEM COMPLETA ESTE SÁBADO