Magazine FC Porto: em semana de aniversário da revolução, será que a luta continua?
Recorde os principais acontecimentos da semana no universo portista com a luta pela revalidação do título nacional a ficar mais complicada com o empate em Vila do Conde. Destaque ainda para o 37º aniversário da tomada de posse de Pinto da Costa e, claro, a passagem à final da UEFA Youth League por parte dos Sub-19
Corpo do artigo
Depois de vencer pela margem mínima o Santa Clara, com um golo de Marega que pode ver aqui, o FC Porto ficou à espera do que o Benfica faria com o Marítimo, mas nada mudou na liderança do campeonato, ficando, na altura a faltar quatro jornadas para o fim do campeonato. Nesse jogo contra os insulares, Herrera igualou Lucho como médio estrangeiro com mais jogos pelo FC Porto (241) e falou em exclusivo a O JOGO garantindo que quer bater mais recordes, apesar de estar em final de contrato. No Dragão, diga-se, mora também o maior exército do golo. São 22 jogadores diferentes que já marcaram esta época, um valor que é recorde do século. Espreite aqui quem são os artilheiros.
Na terça-feira, 23 de abril, Pinto da Costa comemorou o 37º aniversário da tomada de posse como presidente do FC Porto. Em vinte desses anos, viu o FC Porto em primeiro lugar do campeonato, como se pode ver neste trabalho. Sérgio Conceição foi uma das pessoas que deu os parabéns ao presidente.
undefined1120735069260402688
Para o ano há novas eleições e tudo indica que Pinto da Costa voltará a ser candidato, mas até lá tem um objetivo fora das quatro linhas: a construção da academia portista, que deve arrancar até ao final deste ano.
Carlos Paredes, antigo médio que jogou duas épocas no FC Porto (entre 2000 e 2002) esteve de visita à cidade Invicta e recebeu O JOGO para uma entrevista em que recordou esses tempos, mas também falou do presente, admitindo que dificilmente teria lugar no onze portista se tivesse Danilo como companheiro de equipa.
Quinta-feira foi feriado. Comemoraram-se, um pouco por todo o país, os 45 anos do 25 de abril. O FC Porto continuou a preparação do jogo com o Rio Ave, mas a data foi assinalada pelo clube. No Museu há mesmo uma zona temática sobre a revolução dos cravos.
1121423488735174663
A semana terminou com futebol. Sérgio Conceição fez a antevisão do jogo com o Rio Ave, garantindo uma equipa com maturidade suficiente para aguentar a pressão da luta pelo título. O início do encontro parecia dar razão ao treinador portista Brahimi e Junio Rocha (este na própria baliza) e fizeram os golos. Mas o pior estava para vir no etapa final da partida. O Rio Ave chegou ao empate e o FC Porto pode ter hipotecado as contas do título. No final, Sérgio Conceição e Pepe não esconderam a frustração. O resumo do encontro em 60 segundos pode ser visto aqui. No final, os adeptos não esconderam o descontentamento junto do autocarro da equipa.
Antes, ao início da tarde, os Sub-19 defrontaram, em Nyon, o Hoffenheim nas meias-finais da UEFA Youth League, a Liga dos Campeões para os mais novos. No ano passado, os portistas falharam o acesso ao jogo decisivo, mas desta vez despacharam os alemães, com golos de Baró, Fábio Silva e Tiago Matos (veja os golos aqui) e a final será decidida na segunda-feira contra o Chelsea, que bateu o Barcelona na marcação de grandes penalidades. Mário Silva é o treinador dos Sub-19 e já tinha dito que vencer a competição não é utópico. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, esteve em Nyon a ver o jogo e felicitou os jovens dragões.