Efeméride traz à memória do presidente portista uma Liga em que os dragões dividiram o comando com o Benfica até seis jornadas do fim... e foram campeões. Repetição deste final dar-lhe-á o 22.º campeonato.
Corpo do artigo
Cumprem-se esta terça-feira 37 anos da tomada de posse de Pinto da Costa como presidente do FC Porto, na ressaca de uma das eleições mais concorridas até à data (1982), em que recolheu 95 por cento dos votos. Uma efeméride que o mais longevo líder de um clube passa no cimo do campeonato, em igualdade pontual com o rival de sempre, reavivando na memória a I Liga de 1992/93.
No dia em que celebrou o 11.º aniversário da assunção à presidência dos dragões, a equipa então liderada por Carlos Alberto Silva também tinha a mesma pontuação que o Benfica, mas figurava no primeiro lugar por ter mais um golo marcado - a de Sérgio Conceição aparece atrás devido ao confronto direto. Na altura, os dragões acabariam por sagrar-se campeões, mesmo depois de terem caído para o segundo lugar a cinco jornadas do fim da prova. Um desfecho que Pinto da Costa espera ver repetido esta temporada e que lhe permitiria festejar o 22.º campeonato, a juntar às 12 Taças de Portugal - pode acrescentar mais uma em maio -, 20 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 2 Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia. Só no futebol...
Pinto da Costa cumpre o 13.º mandato à frente do FC Porto e tudo aponta para que venha a efetuar, pelo menos, mais um, podendo chegar aos 42 anos na liderança do clube. O próximo ato eleitoral está agendado para abril do próximo ano e a recolha de assinaturas por parte da Comissão de Apoio à Recandidatura já arrancou. Entre os que pretendem ver o dirigente de 81 anos estender a continuidade no cargo já se encontram Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, que lhe entregou a Medalha de Honra da cidade, ou André Villas-Boas, vencedor do "triplete" em 2011, que tem desafiado a atribuição do nome de Pinto da Costa a uma rua na Invicta. Até ao fim do prazo, muitos outros deverão juntar-se.