A O JOGO, Nuno Gomes antevê um "futuro brilhante" ao atual camisola 9 que, nos 27 jogos em que participou esta época, marcou 23 golos, igualando o registo de Cardozo em 2012/13.
Corpo do artigo
Frente ao Santa Clara, Darwin voltou a mostrar pontaria, assinando na Luz o seu oitavo bis da época, sendo que em duas dessas situações chegou mesmo a fazer um hattrick.
Agora, isolado na lista dos melhores marcadores do campeonato, onde soma 16 tentos, mais dois do que Luis Díaz, recém transferido para o Liverpool, o uruguaio atingiu também a marca dos 23 tentos em todas as provas oficiais, ele que alinhou em 27 partidas até ao momento.
E é aqui que Darwin espeta mais uma bandeira, tornando-se no ponta de lança mais produtivo das águias em igual número de jogos desde 2012/13, com desempenho idêntico ao de Cardozo. Mas, mais do que isso, melhor que Darwin e que o paraguaio, só mesmo Nuno Gomes que, em 1998/99, faturou 26 vezes nas primeiras 27 partidas em que alinhou de águia ao peito.
É o próprio Nuno Gomes quem, em conversa com O JOGO, avalia esta afirmação de Darwin, vendo no goleador encarnado um jogador de qualidade e com os horizontes abertos para os maiores palcos do futebol mundial. "Darwin é um jogador que vai ter pela frente um futuro brilhante e que dará muitas alegrias aos benfiquistas. A continuar da forma como tem jogado nas últimas partidas será muito difícil para o futebol português mantê-lo por cá mais tempo. Se está talhado para as grandes ligas? Tem tudo para poder ser um jogador de quem ouviremos falar nos próximos anos", atira o antigo internacional português, ele que deixou marca nos adeptos das águias após duas passagens e uma ligação total de 12 temporadas ao clube da Luz.
Com o bis ao Santa Clara, Darwin já deixou para trás os registos de Jonas, em 2014/15 e 2017/18, quando o Pistolas apontara 22 tentos nas 27 partidas iniciais em que foi chamado. E está agora a um tiro certeiro de superar Óscar Cardozo que, em 2012/13 e no mesmo período em análise, faturou os mesmos 23 golos que o uruguaio leva. Para fazer melhor que o Tacuara, que ficou em branco no então seu 28.º compromisso dessa época, o camisola 9 das águias só precisa marcar pelo menos uma vez no Bessa, próxima paragem do Benfica.
Nuno Gomes, que curiosamente também conquistou aplausos dos adeptos do Boavista, de onde se transferiu para a Luz em 1997/98, acredita que o internacional uruguaio tem tudo para continuar a somar. "Darwin tem feito uma excelente temporada a nível pessoal. Tem as características de um atacante com faro pelo golo, de olhos na baliza e com agressividade no último terço, procurando sempre estar em posição de finalização. Teve algumas lesões que o impediram de ter, na época passada, outros números mas agora está a fazer jus à aposta que o clube fez nele e também à quantia [24 milhões de euros] que se gastou na sua contratação", analisou o antigo avançado.