Casa Pia é rei a "correr atrás do prejuízo": só os líderes são melhores a reagir
Gansos anularam seis desvantagens. Pela média de pontos, só Benfica e Sporting somaram mais após sofrerem primeiro. Os casapianos começaram a perder em 16 encontros da I Liga, resgatando 12 pontos à boleia de três vitórias e outros tantos empates. Visita ao Aves SAD, com golo aos 90’+4’, é o mais recente exemplo.
Corpo do artigo
Foi nos derradeiros minutos do encontro da passada jornada que o Casa Pia conseguiu evitar a derrota no terreno do Aves SAD, aos 90’+4’, através de Cauê. E anular desvantagens é algo que os gansos têm conseguido amiúde neste campeonato. Este foi o sexto jogo em que a equipa lisboeta esteve a perder e acabou a pontuar. Desses seis encontros, três terminaram com vitórias e outros tantos com empates, no que dá um total de 12 pontos conquistados após o primeiro golo ter sido marcado pelo adversário.
A formação liderada por João Pereira começou a perder em 16 das 30 jornadas disputadas até então, no que dá uma média de 0,75 pontos por jogo sempre que sofreu o primeiro golo. Pode não parecer muito, mas mais hábeis nas recuperações só mesmo os atuais líderes do campeonato: Benfica e Sporting. Nesta estatística, os encarnados somam uma média de 1,43 pontos, sendo que sofreram primeiro em sete jogos e anularam quatro dessas desvantagens, conseguindo três vitórias e um empate. Curiosamente, uma das vezes em que os gansos lograram uma reviravolta foi justamente na receção ao Benfica (3-1), na 19.ª jornada, após um golo de Di María aos 14’.
Já a média dos leões é de 1,33 pontos e só viram o adversário inaugurar o marcador em três jornadas. Terminaram com uma vitória, um empate e uma derrota.
Na segunda-feira, o Casa Pia recebe o Estoril, numa partida em que João Pereira vai procurar vencer sem sobressaltos, mas estando tranquilo quanto à capacidade de reação.