Sempre que a águia cedeu oito ou mais pontos no seu reduto em igual período viu os rivais ficarem com o troféu de campeão. Nos últimos 25 anos só houve maiores perdas em 2007/08 e 1996/97
Corpo do artigo
O Benfica voltou a ver a sua casa arrombada para a Liga, agora cedendo um empate frente ao Moreirense. Um resultado que implica que as águias tenham perdido, nas nove partidas disputadas na prova ante os seus adeptos, oito pontos, 29,6 por cento do total em jogo.
Os oito pontos perdidos na Luz igualam o quinto pior desempenho do Benfica nas suas nove primeiras rondas caseiras
O desempenho encarnado em casa, e em igual fase de um campeonato, é, agora, o quinto pior de toda a sua história, ainda que ex aequo com outras quatro temporadas onde houve igual perda pontual à presente.
A contabilidade encarnada na Liga perante o seu público faz-se com seis vitórias, duas derrotas (Sporting e Portimonense) e um empate (este com o Moreirense). Retrospetivamente, há 14 anos que o Benfica não cedia tantos pontos na Luz para a Liga. Pior nesse período temporal foi 2007/08, quando as águias, com José António Camacho como treinador, esbanjaram onze pontos, fruto de quatro empates e uma derrota, o equivalente a um desperdício de 40,7 por cento de pontos.
Aliás, nos últimos 25 anos e ainda no sistema de três pontos por triunfo, em 1996/97 as perdas foram ainda maiores, com doze pontos caídos em casa nos primeiros nove embates caseiros. No primeiro caso, o Benfica acabou a época em quarto lugar, no último terminou na terceira posição.
Recuando ainda mais na linha do tempo e usando aqui a conversão pontual do passado (dois pontos por triunfo) para o sistema atual de forma a criar uma equivalência, há apenas mais duas temporadas com mais pontos cedidos nas nove partidas caseiras: 1987/88 (10) e 1950/51 (11). Já um desempenho igual ou equivalente ao desta época, ou seja, com oito pontos perdidos nas primeiras nove rondas em casa, viu-se também em 2003/04, 1997/98, 1955/54 e 1948/49. Em nenhum dos casos apontados o Benfica foi campeão.
Águia mais forte como visitante
O Benfica somou na Luz 19 pontos até ao momento, fruto de seis triunfos e um empate, num desempenho que acaba por ser inferior ao conseguido fora de portas. Aí, os encarnados averbaram 22 pontos, oriundos de sete vitórias e um empate, tendo concedido uma derrota, na visita ao Dragão. Em golos, fica também notório que os encarnados se têm dado melhor como visitantes do que como visitados. Se, perante o seu público, a equipa lisboeta tem 24 golos marcados e nove sofridos, fora marcou mais (26) e sofreu menos (7).