A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica na goleada por 4-0 ao Arouca, primeiro encontro do campeonato 2022/23.
Corpo do artigo
Vlachodimos 5
Noite tranquila para o guarda-redes. Aos 59" agarrou um remate, fácil, de Antony.
Gilberto 7
Entrou a matar, ou melhor, à "matador", para abrir o ativo de cabeça. Deu projeção ofensiva à equipa com sucessivos cruzamentos e, aos 20", ainda evitou um golo, dando o corpo à bola, além de ter iniciado o lance do 3-0.
Otamendi 6
Pouco trabalho de "choque" dada a falta de oposição e de bola na sua zona de ação, mas, ao que foi chamado, respondeu com eficácia e convicção.
Morato 7
Concentração e capacidade posicional no eixo, procedendo a vários cortes seguros e sem falhas. Aos 35" e 75" ainda tentou o golo, sem pontaria.
Grimaldo 8
Exibição cheia do lateral, ontem mais um extremo do que outra coisa. Criou o 1-0 num dos muitos bons cruzamentos que fez. Sobre o intervalo atirou às malhas laterais e, aos 69", levou a bola a passar rente ao poste.
Florentino 6
Deu os equilíbrios defensivos que a equipa precisava sem grandes brilhantismos, mas sem reparos. Seguro.
Enzo Fernández 8
Parece ter um radar na cabeça e só precisa de milésimos para lançar os atacantes no espaço aberto. Mostrou isso logo nos instantes iniciais, com Gonçalo Ramos, e foi repetindo, com sucesso, passes longos bem teleguiados. Defendeu, pôs a equipa a mexer e ainda fez um bom golo, sobre o intervalo, com a mesma simplicidade com que distribui jogo.
David Neres 6
Voltou a apresentar pormenores técnicos que arrancam aplausos dos adeptos, mas, desta vez, com menos valor para o rendimento da equipa do que noutros momentos. Na segunda parte pareceu algo desgastado antes de sair.
João Mário 5
Estava com uma exibição equilibrada, ele que ainda iniciou o lance do 1-0, até sair devido a lesão.
Gonçalo Ramos 6
Ajudou no 3-0 ao ganhar um duelo aéreo na área contrária e acertou na barra, no lance do 2-0. Não foi muito feliz na finalização, mas deu trabalho.
Chiquinho 6
Entrou bem no jogo e procurou faturar em duas ocasiões, 65" e 67", algo que não conseguiu por pouco.
Bah 6
Manteve a intensidade que Gilberto estava a apresentar e criou uma série de cruzamentos perigosos, acabando por fazer a assistência para o 4-0.
Weigl 5
Sem brilho extra, manteve a equipa equilibrada.
Henrique Araújo 5
Móvel, mas sem espaço.
Yaremchuk 6
Entrou solto e agitou o ataque, podendo ter marcado aos 76". -Pedro Miguel Azevedo
A FIGURA
Rafa: 8
Empurrar até levar Arouca ao precipício
Em quatro golos do Benfica, Rafa deixou marca em três, de formas distintas mas, ao mesmo tempo, determinantes no desequilibrar da defensiva do Arouca. No 1-0, foi um toque seu de primeira que embalou Grimaldo para o cruzamento para Gilberto; no 2-0 apareceu no sítio certo para uma recarga, ele que também já iniciara o lance numa arrancada veloz; e no 4-0 teve o mérito de surgir em zona perfeita para fechar a contabilidade. Fora isso, ganhou ainda a falta que custou a Quaresma a expulsão, contribuindo também com isso de forma determinante no "amputar" das esperanças do Arouca em equilibrar o jogo.