Líder das águias desde 2021, só por uma vez apagou as velas com a equipa folgada em primeiro: 22/23. Maestro que subiu a presidente do seu clube do coração, festejou ontem 53 anos. Milan e Fiorentina, onde brilhou enquanto jogador, não o esquecem e, entre outros, publicaram mensagens de parabéns.
Corpo do artigo
Rui Manuel César Costa, o “Maestro” no mundo do futebol, celebrou no sábado o 53.º aniversário, um dia depois da vitória do Benfica sobre o Gil Vicente por 3-0, que permitiu às águias, no acerto das contas, igualarem o Sporting na liderança à condição durante umas horas.
Rui Costa recebeu inúmeras mensagens, com destaque para as publicações de Benfica, Fiorentina e Milan, emblemas onde brilhou durante a sua carreira desportiva. O clube encarnado, que lidera desde julho de 2021, deu os parabéns ao seu líder nas redes sociais. “Feliz aniversário, Presidente”, escreveram os encarnados, numa publicação onde juntaram três fotografias de Rui Costa: a celebrar um golo, na sua despedida dos relvados e já “equipado” à presidente.
Quem também não deixou passar em claro a data foi a Fiorentina, clube que representou entre 1994 e 2001. “Feliz aniversário, Rui Costa”, escreveu o emblema “viola” nas redes sociais, como legenda de uma fotografia do ex-médio a levantar uma taça. O Milan igualmente não se esqueceu do “Maestro”. Nas redes sociais, a equipa de Sérgio Conceição e Rafael Leão escreveu: “Tudo de bom para o nosso antigo criativo português do meio-campo ofensivo”.
Nota ainda para a publicação da FPF, que nas redes sociais escreveu: “O maestro faz hoje (ontem) 53 anos. Parabéns, Rui Costa”. O antigo camisola 10 somou 26 golos em 94 jogos pela Seleção Nacional.
Formado no Benfica, Rui Costa foi emprestado ao Fafe, na época 1990/91, depois assumiu-se como peça importante das águias, onde jogou até 1994, altura em que se transferiu para a Fiorentina. Em 2001 trocou os “viola” pelo Milan. Em 2006 regressou ao Benfica, onde terminou a carreira de futebolista profissional em 2008, para abraçar o cargo de diretor-desportivo, tendo sido promovido a líder do clube em julho de 2021.
Rui Costa já fez a festa de campeão nacional, em 2022/23, única das quatro épocas enquanto presidente que passou o aniversário com a equipa líder incontestada: dez pontos sobre o FC Porto. Ontem começou o dia no topo, em igualdade com o Sporting, que, porém, venceu na Reboleira, podendo o Benfica igualar o rival se vencer o Farense na quarta-feira, no Estádio da Luz.