
João Pinheiro contestado pelo Santa Clara
Lusa
"Tenho vergonha de ganhar assim", referiu Pedro Pinto de Souto em carta aberta a Frederico Varandas
Leia também Prestianni reagiu ao polémico penálti assinalado a favor do Sporting
Pedro Pinto de Souto, que em 2009 chegou a avançar com uma candidatura à presidência do Sporting, escreveu uma carta aberta a Frederico Varandas, na qual pede que a equipa leonina se retire da Taça de Portugal, na sequência da polémica grande penalidade assinalada nos Açores, em jogo dos oitavos de final da prova.
"O que vimos ontem reflecte as nossas revoltas antigas, as desonras que passámos, as tristezas das derrotas injustas, os insultos em surdina durante acentuados jejuns de vitórias e troféus com o domínio das instituições de que fomos vítimas correntes. Sou o sócio 1131 desde 17.10.1962. E tenho vergonha de ganhar assim. Os sportinguistas não ganham assim, mesmo tendo sido prejudicados anos e anos. Não, a teoria do ladrão que rouba a ladrão tem 100 de perdão nunca se pode transformar num valor. Não é isso que ensinamos aos nossos filhos nem que queremos um dia prestar contas noutra vida", pode ler-se.
"Tem o presidente Frederico Varandas a oportunidade clara de brilhar pela integridade. Tenha o custo que tiver financeiro ou desportivo, temos agora o nosso momento de exemplo e futuro do nosso sporting. Sim, sair desta competição da Taça, não continuar e comparecer nos quartos de final. Seja qual for o preço, ganhámos o nosso momento. Ser diferentes. Haverá muitas Taças no futuro. Coragem, como tantos anos a tivemos que ter para nunca largar este clube", acrescenta.
Na quinta-feira, na partida entre o Santa Clara e o Sporting, o árbitro João Pinheiro foi chamado pelo VAR Rui Silva para consultar as imagens de uma alegada falta de Tiago Duarte sobre Morten Hjulmand na área do Santa Clara, numa decisão que demorou 12 minutos a ser tomada. O Sporting perdia por 2-1, mas levou o jogo para prolongamento com um golo de Luis Suaréz. 3-2 a favor dos leões foi o resultado final.

