O que se passou nos 12 minutos de análise do VAR ao penálti no Santa Clara-Sporting

O penálti assinalado ao Sporting contra o Santa Clara na Taça de Portugal gerou polémica: VAR demorou 12 minutos e clube açoriano exige esclarecimentos
Leia também Farioli compara jogo do Sporting ao caso Calabote: "A última vez que um jogo durou tanto foi em 1958"
O JOGO sabe que Rui Silva, VAR do polémico Santa Clara-Sporting, partida dos oitavos de final da Taça de Portugal, foi sempre da opinião de que havia razão para ser assinalado penálti sobre Hjulmand, contra os açorianos. Uma decisão confirmada após análise do AVAR, Tiago Leandro, que, entretanto, verificou um possível fora de jogo no lance que resultou no golo do empate, bem para lá do tempo regulamentar.
Horas depois, o penálti assinalado a favor do Sporting no jogo da Taça de Portugal com o Santa Clara continua a gerar polémica, especialmente pela demora de 12 minutos na decisão do VAR. Mas, afinal, o que se passou na Cidade do Futebol nesse período de análise? Segundo o nosso jornal conseguiu confirmar, a demora explica-se em boa parte pelo tempo dedicado à medição de um eventual fora de jogo - algo que levou oito minutos do tempo total -, que seria mínimo, mas que, mesmo confirmado, não iria alterar em nada a decisão de assinalar penálti de Tiago Duarte sobre Hjulmand. É que, segundo as leis do jogo, o eventual fora de jogo seria irrelevante, uma vez que o jogador dinamarquês não tomou parte ativa na jogada.
Santa Clara pede áudios do VAR e anulação da expulsão de Paulo Victor
Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, anunciou nas redes sociais que o clube vai pedir a anulação da expulsão de Paulo Victor, defendendo que o jogador não agrediu Fresneda no jogo de quinta-feira diante do Sporting, para a Taça de Portugal, bem como os áudios do VAR sobre o penálti que demorou 12 minutos a ser analisado.
"Vamos pedir a anulação da expulsão do Paulo Victor para que possa participar na próxima partida. As imagens são claras, ele nem participa no lance e é assustador o VAR não ter chamado para revisão. Esperamos que justiça seja feita e que não sejamos ainda mais prejudicados. Pedimos para ver os áudios do VAR do lance do penálti. Queremos entender o porquê de existir uma demora de mais de dez minutos de revisão, facto que nunca presenciei no futebol mundial", escreveu.
O Santa Clara pede ainda para ver as linhas do impedimento do lance, uma vez que foi "informado extraoficialmente" que a tecnologia não funcionou.
VAR E AVAR do Santa Clara-Sporting estavam nomeados para a 15.ª jornada, mas pediram dispensa
O VAR e o AVAR do polémico Santa Clara-Sporting (2-3, no prolongamento), dos oitavos de final da Taça de Portugal, Rui Silva e Tiago Leandro, estavam nomeados para a 15.ª jornada da I Liga, mas pediram dispensa, sabe O JOGO. Rui Silva iria desempenhar as funções de VAR no Tondela-Casa Pia (18h00 de domingo), enquanto Tiago Leandro seria o AVAR no Estoril-Braga, desta sexta-feira (20h15). Saliente-se que, por seu lado, o árbitro principal, João Pinheiro, está nomeado para o Alverca-FC Porto (segunda-feira, 18h45).
Certo, também, é que todo este episódio levou o Conselho de Arbitragem a mostrar, internamente, desagrado.
Recorde-se que o jogo da prova-rainha ficou marcado por muita polémica. Em causa o penálti que deu o empate (2-2) ao emblema leonino já no período de compensação, numa decisão que demorou 12 minutos para ser anunciada. O VAR, Rui Silva, acabou por chamar o árbitro, João Pinheiro, que considerou grande penalidade sobre Morten Hjulmand.

