
Declarações de Duarte Gomes, no programa Livre Arbítrio, do Canal 11, sobre o lance polémico do Santa Clara-Sporting da Taça de Portugal
Leia também FC Porto arrasa arbitragem em toda a linha e pede "medidas urgentes"
Duarte Gomes, diretor técnico nacional de arbitragem da FPF, analisou o polémico lance do penálti assinalado por alegada falta sobre Hjulmand no Santa Clara-Sporting, que demorou 12 minutos a ser revisto até à decisão final do árbitro.
"Vai ser assinalado penálti num processo que demorou um tempo absolutamente excessivo. Há etapas que devem ser escalpelizadas. O árbitro João Pinheiro tomou a decisão correta em campo, não há motivo para penálti, há um contacto ligeiro com os dedos num movimento de rotação normal que também depois é muito empolado pelo jogador que sofre o contacto. Na nossa opinião, não é passível de infração, de todo. A videoarbitragem tem entendimento diferente e quando está a analisar o lance vai ver se Hjulmand está em fora de jogo. Depois entra o número de vezes que se tentou fazer as linhas para ver se havia fora de jogo. Depois confirmou-se que não havia e mesmo que houvesse o jogador não tinha impacto. Enfim. O árbitro vai ao ecrã e acaba por tomar a decisão do penálti, na nossa opinião uma decisão errada. Demasiado tempo de vídeointervenção, um exemplo que não queremos ver repetido. Contraria as recomendações que nós damos", disse.
A finalizar, Duarte Gomes abordou a análise interna e as medidas que a federação toma após erros de arbitragem deste tipo: "Respeitamos as pessoas que têm uma opinião de se sentirem prejudicadas. Sobretudo quando nós entendemos que há justificação técnica. Analisamos a falha, qualificamos o tipo de erro. Há erros que aceitamos como normais e há outros que entendemos que estão acima do padrão que entendemos que é a excelência. E sobre esse temos maior firmeza na ação quer sobre o árbitro quer sobre o vídeo-árbitro."

