Brasileiro nunca terminou uma época com menos de dez passes para golo e, na atual, já leva sete em todas as provas: quatro surgiram na cobrança de cantos, duas através de cruzamentos e uma de passe
Corpo do artigo
O legado de Alex Telles no FC Porto continua a aumentar e ainda esta época poderá atingir outro patamar, numa era em que as estatísticas individuais ganham cada vez mais importância. Com a assistência para Soares marcar o golo (2-1) da vitória dos dragões em Alvalade, frente ao Sporting, o brasileiro ficou somente a uma de atingir a barreira das 50 (será apenas o terceiro a fazê-lo nas últimas 16 temporadas), a duas de igualar o registo de Quaresma e a sete de quebrar o recorde deste período, que se encontra na posse de Hulk. O lateral-esquerdo leva sete em 2019/20 e o facto de nunca ter ficado abaixo da dezena desde que chegou ao Dragão - o mínimo foram dez (2016/17) e o máximo 19 (2017/18) - permite-lhe alimentar o sonho de superar o atacante.
Telles é, de longe, o lateral (direito ou esquerdo) com mais passes para golo desde 2004/05, altura em que a análise estatística documentada se alargou a outros parâmetros que não os habituais número de jogos, minutos, golos ou cartões. Layún, que se despediu do FC Porto em no início de 2017, após duas épocas e meia no clube, ficou-se pelas 23, registo que nem sequer encontra espaço no top 10 deste ciclo temporal (ver infografia). O mexicano beneficiava bastante de ter sido designado como o marcador dos lances de bola parada dos azuis e brancos para chegar ao respetivo registo, mas o brasileiro também. No caso de Alex, por exemplo, mais de metade das sete ofertas que leva só em 2019/20 surgiram na cobrança de cantos (quatro) - as outras foram através de cruzamentos (duas) ou passe (uma).
Lateral-esquerdo está a uma oferta de chegar às 50 pelo FC Porto, a duas de igualar o registo de Quaresma e "apenas" a sete de assumir a melhor marca das últimas 16 temporadas
Zé Luís tem sido o principal beneficiário das ofertas de Alex Telles esta época, tendo transformado três em golos (Krasnodar, V. Setúbal e Paços de Ferreira). Soares (Sporting), Marega (Rio Ave), Loum (Paços de Ferreira) e Luis Díaz (Feyenoord) foram os restantes que já festejaram na sequência de assistências do brasileiro, cuja apetência não tem passado despercebida aos clubes mais endinheirados da Europa. Até final da temporada, porém, ficará no Dragão. Depois, face à necessidade de fazer mais-valias com transferências de ativos, logo se verá.
Corona é quarto e já bateu James
Alex Telles pode ser o que mais próximo está do recorde de Hulk, mas é Corona quem lidera nos passes para golo esta época no plantel. As 11 assistências do mexicano permitiram-lhe subir vários degraus na tabela das últimas épocas até estacionar no quarto, imediatamente à frente de James Rodríguez. O Tecatito já distribui golos por um total de seis jogadores, sendo os avançados Soares e Marega (três cada um) os principais destinatários - a assistência mais recente, com o Sporting, foi para o maliano. Luis Díaz (duas), Marcano, Otávio e Nakajima (uma cada um) foram os outros beneficiários das ofertas do jogador de 27 anos, que em 2018/19 fez 13 no total.